Reitor da UFLA parabeniza CRIA Lavras por destaque no cenário nacional

Cibele Aguiar

Depois de ser o destaque do 3º Campeonato Brasileiro Interclubes de Menores de Atletismo, realizado em Maringá (PR), em julho deste ano, o Cria Lavras (UFLA/Prefeitura Municipal) acaba de conquistar mais 41 medalhas no Campeonato Mineiro de Menores, ampliando o currículo da equipe que mais tem chamado a atenção da Federação Mineira de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que aprovou a recente transformação do projeto lavrense em um Centro de Descobertas de Talentos.

Em virtude desse desempenho exemplar, na sexta-feira (28), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, recebeu no Salão dos Conselhos da Universidade cerca de 40 jovens da equipe Cria Lavras, acompanhados do professor e tutor do projeto, professor Fernando Oliveira, da professora Renata Bueno e dos estudantes de Educação Física monitores do projeto.

Ao parabenizá-los pelas conquistas, que têm revelado a equipe como promissora ao sonho olímpico, o reitor ressaltou a importância do projeto e do envolvimento dos jovens, representando um orgulho para a família, para a UFLA e para toda a comunidade de Lavras. Tal desempenho chamou a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt),

Além do mérito esportivo, Scolforo incentivou os atletas a se dedicarem aos estudos, informando-lhes que os ingressantes na UFLA terão garantida uma bolsa-esporte, visando a contribuir para a permanência dos jovens na Universidade. “O Cria Lavras é um projeto exemplar e teremos satisfação em buscar meios para que o novo centro de treinamento seja adequado para a revelação de talentos e também para o melhor rendimento dos atletas já revelados”, considerou.

Acostumada aos pódios

No Campeonato Mineiro de Menores, realizado nos dias 22 a 23 de setembro, na pista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, 22 atletas do Cria Lavras trouxeram para Lavras 17 medalhas de ouro, 19 de prata e cinco de bronze, na competição para atletas entre 15-17 anos. A equipe Cria Lavras destacou-se mais uma vez nas provas de corrida, saltos, lançamentos e arremesso de peso. O bom desempenho na competição que integra o calendário da CBAt  reforçou o potencial do Cria Lavras, equipe com mais atletas representando o Estado de Minas Gerais em competições nacionais.

Entre os destaques da competição, a atleta Ingrid Ellen (16 anos), bateu o recorde na prova do Heptatlo, com potencial classificação para a seleção mineira. Ingrid está acostumada aos pódios, tendo ganhado todas as competições estaduais de provas combinadas que disputou, incluindo o Campeonato Mineiro Escolar – juvenil (18 – 19 anos) e sub 23.

No arremesso de peso, Althiene dos Santos (16 anos) obteve um arremesso de 13,98 m, conquistando o 3ª lugar no ranking nacional. Medalhas também para Ana Flora (100 – 200 m), Pedro de Oliveira (110 – 400 m com barreiras), Chrystian de Paula (triplo e altura), Sarah Carolina (100 – 400 m com barreiras). Mas a competição foi marcada ainda por surpresas, como a do atleta Pedro Haddad Penido (16 anos), que obteve a primeira vitória no salto com vara, além de ser prata no octatlo, demonstrando grande competitividade em provas complexas.

Nesse fim de semana, os atletas do Cria Lavras participaram de duas competições, em Juiz de Fora, para os atletas do pré-mirim (12-13 anos) e mirim (14-15 anos); e, em São Paulo, outros atletas participaram do Campeonato Paulista de Menores, com o objetivo de preparação para o campeonato brasileiro e, para alguns, a obtenção de um posicionamento entre os 10 melhores no ranking nacional de suas provas, o que garante convocação automática para a competição nacional, que será realizada no Paraná.

A equipe Cria Lavras: orgulho para a família, para a UFLa e para a comunidade de Lavras e região