Mestrandos da UFLA apresentam artigo no Congresso Brasileiro de Software

Cibele Aguiar

Os estudantes do Mestrado em Ciência da Computação Ramon Simões Abílio e Pedro Paulo Romanelli Teles participaram do III Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2012) realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, no período de 23 a 28 de setembro. Participaram do evento importantes pesquisadores da área em Engenharia de Software de diversos países com a apresentação de resultados dos seus projetos de pesquisa.

Os estudantes apresentaram o trabalho intitulado: “A Systematic Review of Contemporary Metrics for Software Maintainability“, desenvolvido sob a orientação do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Heitor Costa. Nesse trabalho, os mestrandos apresentaram a importância da utilização de métricas para a qualidade e manutenção de softwares.

O trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa “Análise Quantitativa Orientada a Interesses de Sistemas Modulares e Confiáveis”, que tem a coordenação do professor Eduardo Figueiredo (DCC/UFMG) e é desenvolvido no Laboratório do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (PqES –  DCC/UFLA), com o apoio financeiro da Fapemig.

Na avaliação dos autores, a apresentação do trabalho gerou grande interesse dos participantes, em relação aos resultados e à amplitude do projeto.  Para eles, a participação despertou ainda mais o interesse pela pesquisa, tanto pela sugestão de novos enfoques, quanto pelo estabelecimento de parcerias em âmbito nacional e internacional.