Show de música popular encerra a programação da Primavera dos Museus, nesta sexta-feira (28)

Cibele Aguiar

Uma semana de intensa programação marca a celebração da Primavera dos Museus na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Entre as atrações, a Exposição – “E quase ninguém viu… E quase ninguém vê…”, mostra de fotografias de flores e plantas ornamentais, promovida pelo professor Silvério José Coelho, com visitação até domingo (30), das 8h30 às 17h30, no Museu de História Natural (MHN).

Para o encerramento da Primavera dos Museus na UFLA, haverá o show de Música Popular Brasileira com a dupla Tevico e Passarinho, às 18 horas, na Casa das Pedras (próximo ao MHN, no câmpus histórico).

O MHN participa do movimento nacional de valorização dos museus promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano debate a Função Social dos Museus, reunindo mais de 2400 eventos em cerca de 800 museus de todo o País. Na UFLA, a programação conta com exposições, exibições de filmes e documentários, visitas guiadas e ações educativas o seminário “O Museu de História Natural em Debate”.

Estudantes de várias escolas visitaram o MHN - nessa foto, estudantes da Escola Logosófica participam de atividade no Planetário

Confira a programação em Lavras. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas no MHN.

24/9 – Ação educativa – o grupo “A Magia da Física e do Universo” apresentará um vídeo sobre o Curiosity, robô que pousou em Marte. Das 14 às 17 horas.

24/9 a 30/9 – Exposição – “E quase ninguém viu… E quase ninguém vê…” Mostra de fotografias de flores e plantas ornamentais. Das 8h30 às 17h30

24/9 a 30/9 – Exposição – “Arte, Educação e Meio Ambiente: um olhar” – coleção de objetos de arte popular. Das 8h30 às 17h30

24/9 a 30/9 – Visita guiada à exposição permanente do Museu para escolas públicas e particulares. As visitas deverão ser pré-agendadas. Das 8h30 às 17h30

25/9 a 27/9 – Seminário – O Museu de História Natural em Debate – reflexões sobre o papel educativo e cultural do Museu. As inscrições deverão ser realizadas previamente.

26/9 – Exibição de filme – Mostra Cinema Com Vida – Mestres da Sétima Arte – “O Homem que Sabia Demais” (Alfred Hitchcock, 1956). Das 14 às 17 horas

27/9 – Minicurso: O Museu como ferramenta para o ensino de Ciências e Biologia. Das 14 às 17 horas

28/9 – Oficina – “Embalagens como tema gerador para a Educação Ambiental”. As inscrições deverão ser realizadas previamente. Das 8h30 às 11h30

Ação educativa – o grupo “A Magia da Física e do Universo” apresentará um vídeo sobre o Bóson de Higgs, conhecido como a “partícula de Deus”. Das 14 às 16 horas

Painel – Novos Olhares para o Museu de História Natural da UFLA: apresentação dos planos museológico e museográfico para a comunidade em geral. Das 16 às 18 horas

Apresentação musical de Música Popular Brasileira: Tevico e Passarinho – Das 18 às 19h30 – Casa das Pedras (próximo ao MHN, no câmpus histórico).

29/9 – Exibição de filme – DOC MUSEU – Sessões de documentários científicos. Das 14 às 17 horas.

Informações: (35) 3829-1206 (35) 3829-1206 cultura@proec.ufla.br.