Cead/UFLA realiza primeira transmissão de aula via Internet para cursos a distância

Cibele Aguiar

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA) realizou no último sábado (22) a primeira transmissão ao vivo via Internet (Broadcast) de duas aulas para o curso de Letras-Português, modalidade a distância. A aula foi apresentada simultaneamente para cinco polos: Cambuí, Confins, Governador Valadares, Itamonte e Sete Lagoas. Cerca de 200 estudantes participaram da videoaula, representando um avanço no uso das tecnologias da informação e colocando a UFLA como uma das instituições que mais tem investido no aperfeiçoamento do ensino a distância.

Do estúdio do Cead, foram transmitidas as aulas de História da Educação, proferida pelo professor Kennedy Alemar da Silva (professor convidado) e Leitura e Produção de Textos II, ministrada pela professora Márcia Amorim, do Departamento de Ciências Humanas (DCH).

Para a professora Márcia Amorim, que tem 10 anos de experiência no magistério superior, a experiência foi muito positiva. Essa foi a primeira vez que a professora fez uma aula para as câmeras, sabendo que em outras cinco cidades estavam cerca de 200 estudantes atentos à sua explanação. “Os alunos realmente participaram da aula, fizeram questionamentos e houve uma interação muito positiva”, comentou.

Tecnologia facilita a relação ensino-aprendizagem

No Polo de Cambuí, a tutora Pauline Freire Pimenta acompanhou a transmissão da aula e pôde constatar o envolvimento e atenção dos estudantes. “A tecnologia possibilita o acesso direto do cursista com o professor responsável pelo conteúdo, facilitando a intermediação dos tutores na relação ensino-aprendizagem”, destacou Pauline.

De acordo com o analista de Tecnologia da Informação, Alexandre Silva, as aulas foram realizadas normalmente e surpreenderam pela eficácia da tecnologia, possibilitando aos estudantes uma maior interação com o professor, por meio do envio de dúvidas e comentários via chat. “Essa ação é uma grande melhoria na interação entre professores e cursistas e sem dúvidas trará muitos benefícios aos cursos na modalidade a distância da UFLA”, afirma.