Reivindicações dos estudantes no retorno às aulas são atendidas – quatro temas serão levados ao Cepe

Cibele Aguiar

Nessa quinta-feira (20), data que marcou o reinício do período letivo 2012/1, em reunião na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), representações estudantis entregaram documento ao reitor, professor José Roberto Scolforo, que consta a pauta de reivindicações dos estudantes referente ao retorno às aulas. Parte das reinvindicações foi garantida por decisão ad referendum do reitor, devendo parte delas ser apreciada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Entre os pontos já garantidos, a integralização curricular dos estágios realizados no período da greve; a prorrogação do prazo de cancelamento de disciplinas para o dia 5 de outubro e o incremento de seis abonos de faltas até o final do período letivo 2012/1. Além disso, houve o compromisso expresso do reitor ao pagamento integral das bolsas institucionais durante o período letivo, além de serem mantidos todos os serviços básicos, como Restaurante Universitário (RU), transporte e Biblioteca Universitária (BU).

Entre as reivindicações, já havia sido atendidos por meio da Resolução Cepe nº 166, de 18 de Setembro de 2012 os seguintes pontos: as avaliações só deverão ser aplicadas aos discentes a partir do mês de outubro do corrente ano; até o início do mês de outubro, deverá ser feita a revisão do conteúdo programático das disciplinas referentes às avaliações que serão realizadas no período subsequente ao reinício das aulas; qualquer atividade acadêmica ocorrida após a deflagração da greve deverá ser novamente realizada.

Os estudantes também elegeram um representante para participar da Comissão Especial de Adequação do Calendário Escolar, que teve início no dia 20 de setembro em atendimento ao pedido dos próprios estudantes.

Quatro outros pontos da pauta estudantil serão encaminhados para apreciação na próxima reunião do Cepe.