PET Engenharia Agrícola e PET Administração aprovam projetos na Fapemig

Cibele Aguiar

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou no inicio deste mês o resulto do julgamento do Edital 10/2012 para apoio a projetos desenvolvidos por grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). A UFLA teve dois projetos aprovados: do grupo PET Engenharia Agrícola, que tem como tutor o professor Carlos Eduardo Silva Volpato e o Grupo PET Administração, coordenado pelo professor Ricardo de Souza Sette.

Segundo dados da Fapemig, foram aprovados 44 projetos dos 77 inscritos. Nesta edição, o Edital “Programas de Educação Tutorial (PET)” funcionará como um recurso extra, destinando mais de R$ 500 mil para os grupos mineiros inseridos no Programa. Os projetos da UFLA somam em torno de 22 mil reais.

O PET é um programa que nasceu em 1979, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), hoje financiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), para apoiar atividades acadêmicas que integrem de maneira efetiva a tríade da universidade brasileira: ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um professor tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e atendem às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.