Desafios da educação inclusiva é tema de seminário realizado na UFLA

Cibele Aguiar
Hino Nacional interpretado em libras pela estudante Isadora Linhares Perdomo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no âmbito do Programa Incluir, realizou nos dias 14 e 15 de setembro o seminário Desafios da Inclusão: da Educação Básica à Atuação Profissional, no Salão de Convenções da Universidade. O evento reuniu educadores e profissionais com o objetivo de debater as várias faces da inclusão das pessoas com necessidades especiais nas relações de educação e trabalho.

O evento contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir de Oliveira; da coordenadora-geral da Política Pedagógica da Educação Especial –  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi, professora Rosana Cipriano; do coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Lucas Ramalho Maciel; da coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFLA, professora Helena Libardi e da coordenadora do Projeto Incluir da UFLA, professora Christiane Maria Barcellos da Rocha.

Na cerimônia de abertura, os depoimentos reforçaram a importância da reflexão e da preposição de políticas de acessibilidade que garantam condições de acesso ao conhecimento, ao desenvolvimento de habilidades e inserções no mercado.

Em seu pronunciamento, o reitor reconheceu que a acessibilidade no câmpus é um grande desafio a ser enfrentado, em especial para sanar um passivo histórico de uma instituição centenária. “A acessibilidade é um direito de todos e é um dever da instituição garantir a inclusão de pessoas com necessidades especiais, não apenas em alguns setores, mas na Universidade como um todo, como membros ativos de uma comunidade acadêmica”, enfatizou o professor Scolforo.

A conferência de abertura foi proferida pelos representantes do MEC, Rosana Cipriano e Lucas Maciel, que enfatizaram a importância de repensar a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na educação superior, por meio da promoção de ações que garantam o acesso, permanência e sucesso de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES).

“A acessibilidade tornou-se uma agenda prioritária de governo”, destacou o coordenador de Relações Estudantis, informando que o Programa Incluir (Programa de Acessibilidade na Educação Superior), entra em uma nova fase, que vai garantir às Universidades recursos federais para a promoção das próprias políticas de acessibilidade.

Todas as atividades do evento foram traduzidas em libras, pelos estudantes Paulo Henrique de Lima Siqueira e Adriano Kerver de Souza, para portadores de deficiência auditiva.