Cooperativa de enfermagem incubada pela Incubacoop-UFLA é constituída

Foi lançada, na manhã de 14 de setembro, a Cooperativa de Trabalho de Enfermagem Domiciliar (Coopedom). Trata-se de mais uma iniciativa incubada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop-UFLA); a Coopedom prestará serviços especializados de enfermagem com atendimento em domicílio por seus sócios.

Durante a cerimônia, os 19 sócios aprovaram o estatuto da cooperativa e elegeram seu presidente e seus conselhos. A Coopedom será presidida em seu primeiro triênio por Mirian Murad Leite Andrade. Uma das profissionais que participaram da criação da cooperativa desde seu início, Mirian acredita que a iniciativa vem suprir uma carência do mercado: “Há uma grande demanda por cuidados domiciliares. E, como é complicado encontrar indicações, a cooperativa se tornará uma boa referência”.

A Coopedom é formada por profissionais em enfermagem: enfermeiros, técnicos e auxiliares. Os serviços prestados incluem consulta pelos sócios, avaliação da necessidade de acompanhamento e plano de cuidados, anteriores ao atendimento em domicílio.

O coordenador da Incubacoop, professor José Roberto Pereira, destacou o trabalho de incubação: “Foram vários meses de assessorias, reuniões e visitas técnicas que os membros da Incubadora se dedicaram, para que o grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem pudesse constituir essa cooperativa”. A Incubacoop assessora a cooperativa de enfermeiros nas áreas de legislação, contabilidade e administrativa.

Além da Coopedom, a Incubacoop desenvolve projetos com catadores de materiais recicláveis de Lavras e Nepomuceno e com artesãos lavrenses e de São Gonçalo do Sapucaí.