Seminário “Desafios da Inclusão: da Educação Básica à Atuação Profissional” tem início nesta sexta-feira (14)

Cibele Aguiar

O Projeto Incluir UFLA realiza, dias 14 e 15 de setembro, o seminário Desafios da Inclusão: da Educação Básica à Atuação Profissional, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Como objetivo de discutir as várias faces da inclusão de pessoas com deficiência nas relações com a educação e o trabalho, o evento reunirá educadores e profissionais que buscam implementar a política de acessibilidade.

As inscrições para participar do seminário estão abertas até hoje, 13 de setembro, gratuitamente, pelo site: http://www.prg.ufla.br/incluir/. As vagas são limitadas.

Este seminário é uma ação do Projeto Incluir 2010 da UFLA, que vai debater as condições de acesso ao conhecimento, ao desenvolvimento de habilidades e inserções no mercado.

A intenção é discutir e praticar a equidade, principalmente nos espaços universitários onde há boa parte da construção da formação dos cidadãos, ou seja, transição da vida adolescente para a vida adulta e inserção no mercado de trabalho. As atividades do seminário contarão com tradução em libras.

As ações propostas são: implantar a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na educação superior; promover ações que garantam o acesso, permanência e sucesso de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES); apoiar propostas desenvolvidas nas Instituições Federais de Educação Superior para superar situações de discriminação contra esses estudantes; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem; e promover a eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e de comunicações.

Participe do evento e traga novas ideias e exemplos de vida que possam nortear os legisladores, a fim de incentivar a participação de pessoas com deficiência no meio acadêmico e profissional. A realização é da Universidade Federal de Lavras – UFLA, com apoio do Ministério da Educação e organização GSC Eventos Especiais.

Informações: (35) 3829.1132 e (35) 3697.1551 http://www.prg.ufla.br/incluir/