Câmpus Histórico é revitalizado – veja fotos da inauguração

Quem passar pelo Câmpus Histórico da UFLA não pode deixar de observar as melhorias feitas ali: a praça foi reformada para adquirir aspectos e funcionalidades semelhantes às que possuía na década de 1940; das alamedas do antigo câmpus, foram retirados os postes, transformadores e fios, instalando-se uma rede subterrânea; e houve troca de grama, passeios e jardins. A inauguração dessa revitalização foi feita na tarde de 6 de setembro, durante a Semana Esaliana. Outros dois prédios tiveram descerradas suas placas na mesma ocasião: o Laboratório de Educação Continuada (LEC) e o Centro Cultural Casa das Pedras.

A responsabilidade pelo resgate da antiga aparência da Praça é da professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (Departamento de Agricultura), que realizou um levantamento histórico sobre as características da praça e adjacências e elaborou o projeto paisagístico.

Foram refeitas, na praça, calçadas em cruz, plantio de grama e flores e retirada dos postes, adotando-se iluminação subterrânea. Permaneceram o busto de Samuel Gammon, a palmeira e o ipê, plantados em frente ao Museu Bi Moreira e, futuramente, serão construídos dois arcos (nas extremidades da calçada em frente à Faepe e ao Museu de História Natural) e dois caramanchões com bancos.

Durante a inauguração, foram plantados quatro ipês, em homenagem aos dirigentes da ESAL/ UFLA em quatro momentos distintos da instituição: a federalização da ESAL, em 1963, sendo homenageado o então diretor da Escola, professor Alysson Paulinelli; a implantação dos cursos de pós-graduação na ESAL, em 1975, pelo então dirigente, professor Fábio Cartaxo; a transformação da ESAL em Universidade Federal de Lavras, em 1994, com o plantio feito pelo professor Silas Costa Pereira; e a concretização da UFLA no cenário nacional como a primeira entre as universidades federais brasileiras, com homenagem ao professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Ainda no Câmpus Histórico, foi descerrada a placa alusiva à inauguração do Laboratório de Educação Continuada (LEC). Vinculado ao Departamento de Ciência da Computação, o espaço é equipado com 32 computadores que serão utilizados em cursos de extensão, capacitação, treinamento e especialização, tanto para servidores da UFLA quanto para membros da comunidade.

O Centro Cultural Casa das Pedras também foi inaugurado. O local já vem sendo utilizado para apresentações artísticas, mostras e exposições, consolidando-se como mais um espaço de interação entre a UFLA e a comunidade.