INCT – Café inaugura Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia na UFLA

Cibele Aguiar

Durante a programação das comemorações de 104 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café), com sede na Universidade, inaugurou o Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia (LAAB), ampliando as instalações do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cafeicultura (Cepe/UFLA).

De acordo com o coordenador do Laboratório, professor Carlos José Pimenta, o LAAB conta com equipamentos de última geração, entre eles o Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC), ultrafreezer, liofilizador e outros equipamentos adquiridos com recurso do INCT – Café, com financiamentos do CNPq e Fapemig.  Segundo Carlos Pimenta, a próxima aquisição, com recursos já aprovados, será o Cromatógrafo Gasoso com Espectrometria de Massa, completando a estrutura que vai permitir amplo atendimento à comunidade científica da UFLA e instituições parceiras, realizando análises de alimentos diversos, com prioridade para amostras de café. Com a nova estrutura, o LAAB está se equipando para realizar importantes análises, como perfil de aminoácidos; ácidos graxos de cadeia curta e longa; ácidos orgânicos; micotoxinas; compostos voláteis, minerais e vitaminas.

Professores Carlos Pimenta e Scolforo visitam novas instalações

O objetivo é que a estrutura do Laboratório cumpra a função de multiusuário, como destacado no depoimento do reitor, professor José Roberto Scolforo. Presente na cerimônia de inauguração, o reitor reforçou a política de construção colaborativa do conhecimento, com a articulação de diferentes competências para se alcançar um novo patamar de excelência institucional.

De acordo o assessor especial de Relações Institucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, a pesquisa em cafeicultura na UFLA extrapola os limites do próprio setor, contanto com a colaboração de professores de diferentes áreas do conhecimento. Em virtude desta diversidade e visando a consolidação de sua excelência, será levada à apreciação dos conselhos superiores da Universidade a proposta de institucionalização do Cepe/Café como Centro de Referência previsto no organograma da Universidade. O professor Nazareno enfatizou ainda a construção da Agência de Inovação do Café, com recursos já aportados, que deverá congregar várias iniciativas voltadas para o fortalecimento do setor.

O coordenador do INCT – Café, professor Mário Lúcio Vilela de Rezende, destacou que embora o Instituto esteja sediado na UFLA, conta com o envolvimento de várias instituições, entre elas a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “O novo laboratório vem ao encontro de uma das cinco grandes metas do INCT, que é melhorar a qualidade do café e agregar valor ao produto. Nesse sentido, a estrutura vai contribuir para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisas, em especial, no que tange à qualidade e química fina do café, permitindo a expansão da fronteira do conhecimento”, reforçou o coordenador.

Além das autoridades já nomeadas, participaram da cerimônia chefes de departamentos, professores, pesquisadores, técnico-administrativos e representantes das instituições parceiras, como Epamig, Emater e Polo de Excelência do Café.

Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia