Professores da UFLA decidem pela suspensão unificada da greve

Cibele Aguiar

Na tarde desta quarta-feira (5), os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se reuniram em assembleia no Salão de Convenções da Universidade e decidiram pela suspensão da greve de forma unificada com as outras instituições ligadas ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Os professores da UFLA decidiram por sugerir ao Andes a suspensão da greve no dia 12, próxima quarta-feira. Porém, a data para a suspensão será decidida pelo Comando Nacional de Greve, após análise das sugestões das demais assembleias locais. (Assim que for definida, a data será devidamente informada no site da UFLA).

Durante a assembleia, foram colocadas em votação duas propostas. A primeira propôs o encerramento da greve de forma unilateral, na próxima quarta-feira e contou com 64 votos favoráveis. A segunda proposta, que foi aprovada pela maioria, propôs a suspensão unificada da greve com indicativo de volta às aulas para o dia 12/9 e contou com 138 votos favoráveis.

Retorno às aulas

Assim que for definida a data de suspensão da greve, a decisão quanto ao retorno às aulas e a adequação do Calendário Escolar serão definidas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFLA (Cepe), conforme atribuição e prerrogativa que lhe são conferidas pelo regimento geral da UFLA.

De acordo com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, em análise após a deliberação dos professores de suspender a greve, considerando-se oito simulações realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação para adequação do calendário escolar, fica evidente que as férias escolares estarão comprometidas pelo menos pelos próximos dois anos.

Entretanto, a Direção Executiva da UFLA discutirá alternativas de adequação do calendário escolar, por meio da Pró-Reitoria  de Graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação,  com as representações da Associação dos Professores (Adufla), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação de Estudantes de Pós-Graduação (APG), buscando, principalmente, minimizar os prejuízos para os estudantes sem abrir mão do compromisso com a qualidade, que é inerente à Instituição. As alternativas propostas serão levadas à apreciação do Cepe.