Cursos da UFLA recebem distinção no Guia do Estudante 2013

Cibele Aguiar

O Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, da Editora Abril, que estará nas bancas na primeira semana de outubro, trará a relação com as avaliações dos melhores cursos de graduação de todo o país, incluindo instituições públicas e privadas. Para esta edição, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) mantém a pontuação máxima (cinco estrelas) para os cursos de Agronomia, Administração, Zootecnia e Engenharia Florestal, figurado entre os melhores cursos do país.  

Cinco cursos da UFLA também são classificados como os melhores do Brasil, sendo avaliados com quatro estrelas: Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Sistemas de Informação e Engenharia de Alimentos. Os cursos de Ciência da Computação e Educação Física foram pontuados com três estrelas.

Para a pró-reitora de Graduação, Soraya Alvarenga Botelho, os cursos da UFLA destacam-se, em especial, pela excelente infraestrutura, pela formação dos docentes e pelo grande envolvimento em atividades de pesquisa e extensão, que permitem uma maior interação entre estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo oportunidades de participação em estágios e em programas de pesquisa desde a iniciação científica.

O comprometimento institucional com a qualidade dos cursos de graduação da UFLA também é o diferencial apontado pela professora Ana Paula Piovesan Melchiori, coordenadora do curso de Sistemas de Informação que, pela primeira vez, aparece na relação dos melhores cursos do Guia do Estudante. Para ela, o curso noturno também se distingue pela infraestrutura da Universidade, qualificação do corpo docente e do Colegiado do Curso, além do envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão.   

Critérios de Avaliação

O processo de avaliação conta com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação, que preenchem um questionário eletrônico com dados específicos de cada curso, contendo titulação do corpo docente e produção científica. Em seguida, estas informações são repassadas a pareceristas – avaliadores do MEC, professores, coordenadores e especialistas de cada área. Esses profissionais classificam os cursos conforme os conceitos: excelente, muito bom, bom, regular, ruim e “prefiro não opinar”. Também é considerado o desempenho do curso nos últimos cinco anos, resultando em um conceito representado por estrelas.

É importante ressaltar que são considerados os cursos de bacharelado e os que oferecem os graus acadêmicos de bacharelado e licenciatura simultaneamente. Entre as licenciaturas, apenas os cursos de Educação Física e Pedagogia são avaliados. Além disso, somente os cursos que têm turma formada há pelo menos um ano são elegíveis; então, no caso da avaliação do Guia do Estudante, apenas os cursos que tiveram sua turma formada até dezembro de 2010 foram avaliados.