Emoção marca a entrega de títulos acadêmicos na UFLA – Eudes de Souza recebe título Professor Honoris Causa

Cibele Aguiar

A noite dessa segunda-feira (3) ficará na história da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pela emoção e ensinamentos que marcaram a outorga de títulos e honrarias acadêmicas, durante sessão solene do Conselho Universitário da Universidade. Uma noite em que a UFLA prestou homenagem aos professores e servidores da Instituição e fez a entrega da maior honraria: o título de Professor Honoris Causa ao professor Eudes de Souza Leão Pinto, o homem que há 50 anos ousou a desobedecer a uma portaria presidencial e não deixou que a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) colocasse um ponto final em sua história.

A comunidade acadêmica, familiares e amigos dos homenageados presenciaram uma sequência de testemunhos de dedicação e amor à Instituição, que resultaram nos títulos acadêmicos concedidos a servidores ativos, aposentados e personalidades que se destacaram pela contribuição às causas afetas à Universidade.

Nos depoimentos, uma característica comum em todos os homenageados: uma história de dedicação e amor irrestritos à Instituição. Mais do que um currículo acadêmico exemplar, eles declararam um sentimento comum de pertencimento à Instituição, de amor à atividade profissional e de gratidão aos colegas de trabalho e à família.

Essa dedicação e amor justificaram o título de Mérito Universitário aos professores Antônio Marciano da Silva (DEG), Antônio Nazareno Guimarães Mendes (DAG), Janice Guedes de Carvalho (DCS) e Lisete Chamma Davide (DBI), assim como aos técnicos adminsitrativos Fátima Elizabeth Silva e José Eurides da Silva.  O título de Professor Emérito também reforça os vínculos de amizade e parceria com o professor José Oswaldo de Siqueira, que se orgulha de ser fiel representante da Instituição.

Honoris Causa

Feliz e grato por receber a mais alta honraria da Universidade, o professor Eudes de Souza fez um resgate emocionado da atitude tomada em 1963, quando visitou a ESAL incumbido de seu fechamento e destemidamente desrespeitou a decisão do governo em favor do pedido unificado de professores, funcionários, estudantes e da comunidade de Lavras para que a escola não fosse fechada. “O destino da ESAL era nobre, altaneiro e o que contemplamos, hoje, é uma das instituições mais importantes do país, com todos os meios de se tornar reconhecida internacionalmente… Na certeza de que os ideais prevalecerão sobre qualquer intento, posso garantir que em Lavras há realmente um pedacinho do céu!”, finalizou emocionado.

Na cerimônia, o professor Alysson Paolinelli, diretor da ESAL no período de 1966 a 1971 e representante dos professores por ocasião da vinda do professor Eudes de Souza, fez a apresentação do homenageado, destacando seus feitos e virtudes, bem como a trajetória de sucesso da ESAL/UFLA.

Em seu depoimento, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, enalteceu a trajetória da Instituição, lembrando a dedicação, o amor e o envolvimento de muitas pessoas que dignificaram a história da ESAL/UFLA, considerados como exemplos para as novas gerações. Scolforo também destacou a coragem e atitude do professor Eudes de Souza, o homem que mudou o futuro da ESAL, permitindo que a UFLA se transformasse em uma das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão do país.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.

Fotos: Cibele Aguiar e Mateus Lima