Professor Eudes de Souza recebe título de Cidadão Honorário de Lavras – homenagem na UFLA será hoje (3)

Cibele Aguiar

Nesse domingo (2), na sede do Rotary Club de Lavras, teve início uma série de homenagens ao professor Eudes de Souza Leão Pinto, recebido como o interlocutor que salvou a história da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em 1963. O professor foi agraciado com as distinções máximas do Poder Legislativo local e do Rotary Club: o Título de Cidadão Honorário e o Título de Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras, acompanhada da insígnia Companheiro Paul Harris com um Rubi.

Na cerimônia, estavam reunidos, além da comunidade lavrense e rotária, ex-diretores e professores da ESAL/UFLA, que lhe prestaram a justa homenagem pela marcante atuação na história da Instituição, que se refletiu positivamente no desenvolvimento de Lavras e seu entorno.

O Título de Cidadão Honorário de Lavras é resultado da propositura do vereador Hélio Haddad, aprovada por unanimidade em 18 de junho de 2012. O título foi entregue pela prefeita Jussara Menicucci; pelo presidente da Câmara Municipal, Evandro Castanheiras; pelo autor do projeto Hélio Haddad e pelo vereador rotariano Daniel Costa.

O Título de Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras foi uma proposição do rotariano Geraldo Bertolucci Júnior e entregue juntamente com o presidente do Rotary Club de Lavras Walter Toledo Júnior, Sebastião Melo de Oliveira e Adejar Alvarenga.

Em todos os depoimentos, a gratidão pela sensibilidade e coragem do professor ao descumprir a incumbência de fechar a então ESAL, como emissário do Ministério da Educação e portador de uma portaria do presidente da República. Com a lendária frase “fechar a escola seria a morte para mim e um crime de lesa-pátria”, Eudes de Souza reescreveu a história, dando sequência ao processo de federalização, oficializada em dezembro do mesmo ano.

Homenagem na UFLA

Em reconhecimento a este ato, nesta segunda-feira (3), às 18 horas, no Salão de Convenções, em sessão solene do Conselho Universitário (Cuni), o professor Eudes de Souza será agraciado com o Título de Professor Honoris Causa, a mais alta honraria da Universidade. Eudes de Souza volta esteve na UFLA em 2008, quando recebeu a Medalha do Centenário, agora, retorna à Instituição aos 92 anos de idade, depois de 50 anos do grande feito.