Professores da UFLA decidem manter a greve

Cibele Aguiar

Nessa quinta-feira (30), reunidos em assembleia, 107 professores da Universidade Federal de Lavras votaram pela manutenção da greve, seguindo a orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). De um total de 134 professores presentes, 23 votaram contra a manutenção da greve e tiveram quatro abstenções. A greve dos professores foi iniciada no dia 17 de maio, completando nesta quinta-feira 105 dias.

Entre os depoimentos, o otimismo de que ainda pode haver medidas alternativas que levem o governo à reabertura da mesa de negociações ou que o projeto seja discutido e alterado no Congresso Nacional. Os professores favoráveis à manutenção da greve reafirmam que a pauta do movimento é pela justa reestruturação da carreira.

Para o governo federal, as negociações foram encerradas no dia 1º, quando a proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) teve a aprovação da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação). O Ministério da Educação (MEC) aguarda das Universidades o plano de reposição das aulas.

Na terça-feira (28/8), os servidores técnico-administrativos que estavam em greve desde 12 de junho, retornaram às atividades na UFLA.

Nova assembleia está agendada para a próxima quinta-feira (6), para reavaliação dos direcionamentos da greve dos professores na UFLA.