Parceria com Universidade de Lancaster abre oportunidades no campo das Ciências Sociais

Cibele aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já possui uma parceria consolidada com a Universidade de Lancaster –Inglaterra, em diversas áreas do conhecimento. Agora, mais uma oportunidade de interação foi aberta no campo das Ciências Sociais. O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) Daniel Carvalho de Rezende acaba de voltar do pós-doutoramento, abrindo as portas para o intercâmbio de professores e estudantes e para a elaboração de novos projetos de pesquisa colaborativos.

As atividades foram realizadas na Faculdade de Administração (Management School) da Universidade de Lancaster, mais especificamente no departamento de Marketing, sob a orientação do professor Luis Araujo. Durante esse período, além da condução de projetos de pesquisa e elaboração de artigos científicos, Daniel Rezende participou de reuniões de trabalho visando ao aprofundamento da parceria entre as instituições, além de interagir com outros professores do departamento e atuar como revisor de artigos para a revista científica Journal of Consumer Behaviour.

O professor da UFLA também levou experiências do Brasil para os estudantes da disciplina Marketing Internacional, tendo ministrado a palestra “Marketing in a Brazilian way” e o seminário de resultados de pesquisa intitulado “Politics in food markets: alternative modes of qualification and engagement”. Ainda na Inglaterra, ministrou a palestra “Correntes teóricas em marketing e comportamento do consumidor”, por videoconferência, para estudantes e professores do PPGA/UFLA.

Durante o pós-doutoramento, o professor Daniel Rezende desenvolveu dois projetos de pesquisa. O primeiro deles, intitulado “Práticas alimentares e alimentação fora do lar”, consistiu de um estudo etnográfico comparativo entre o mercado de alimentação fora do lar no Brasil e na Inglaterra. A coleta de dados por meio de entrevistas e observação participante se deu no período de outubro de 2011 a janeiro de 2012. O artigo “Eating out and experiential consumption: a typology of experience providers” foi submetido ao British Food Journal (Qualis Capes A2) e aceito para publicação em 31 de maio de 2012. Nesse artigo, foram destacadas as diferentes opções de alimentação fora do lar nos mercados brasileiro e britânico.

Paralelamente, participou do projeto de pesquisa “Politics in food Markets”, concebido visando a compreensão dos mecanismos subjacentes a construção de mercados éticos para alimentos nos países desenvolvidos, projeto que gerou dois artigos submetidos a periódicos de referência.

Segundo o professor, a experiência deverá incentivar novas parcerias de pesquisa com Faculdade de Administração da Universidade de Lancaster, que apresenta nível de excelência internacional, estando entre as 10 melhores do Reino Unido em todos os principais rankings, oferecendo oportunidades de parceria para estágio pós-doutoral e doutorado sandwich.