Cinema Com Vida exibe um dos maiores clássicos de Hitchcock

O filme “Janela Indiscreta” está na agenda desta semana do projeto de extensão Cinema Com Vida. A exibição será nesta quarta-feira (29), às 14 horas, no Museu de História Natural – Câmpus Histórico da UFLA. A entrada é franca. Durante este ano, o projeto exibe e discute a obra do diretor Alfred Hitchcock.

O longa-metragem “Janela Indiscreta” (Rear Window, 1954) foi baseado num conto do romancista norte-americano Cornell Woolrich e tornou-se um dos filmes mais bem-sucedidos de Hitchcock. A obra narra a história do repórter fotográfico nova-iorquino Jeff (James Stewart), que sofre um acidente de trabalho e fica confinado temporariamente em seu apartamento, em uma cadeira de rodas.

Acostumado à vida de aventuras proporcionada pela profissão, Jeff se vê impotente diante da situação e passa a bisbilhotar o cotidiano dos vizinhos como distração, passatempo. Mas uma vez despertado, o voyeurismo de Jeff gera uma incontida obsessão quando ele suspeita que Lars Thorwald, que mora no edifício à sua frente, passou a se comportar de modo estranho em relação à sua esposa inválida. Diante do possível assassinato, o fotógrafo decide investigar o caso por ele mesmo, com o auxílio de sua namorada, interpretada por Grace Kelly.

A história ilustra a gradação com que essa invasão de privacidade se desenvolve, e representa o crescente comprometimento de Jeff com a resolução do caso – válvula de escape que ele procurava para pôr fim ao marasmo da sua confinação. Em “Janela Indiscreta”, Hitchcock conduz magistralmente uma bem elaborada trama de suspense e questiona o espectador se o voyeurismo é ou não um prazer inerente ao ser humano.