Estudantes de dois cursos a distância participaram de Aula Magna

As turmas de 2012 de Licenciatura em Letras – Inglês e Pedagogia, modalidade a distância, visitaram a UFLA no último sábado (18). Os estudantes participaram da Aula Magna dos cursos e de outras programações presenciais na Universidade. Do curso de Pedagogia, vieram cerca de 200 alunos, vindos dos polos Lavras, Cambuí, Confins e Jaboticatubas. Do curso de Letras – Inglês, participaram cerca de 250 estudantes, dos polos Cambuí, Confins, Itamonte, Governador Valadares e Sete Lagoas.

O assessor para Desenvolvimento Acadêmico da Reitoria, professor João Chrysostomo de Resende Junior, representou o reitor na mesa de cerimônia. Em seu pronunciamento, ele destacou a inserção social que o ensino a distância alcança, bem como o histórico de departamentos que permitiram à UFLA adquirir experiência e conhecimento para implantar esses cursos.

O pró-reitor Adjunto de Graduação, professor Marco Antonio Villarta Neder, ressaltou o compromisso do ensino a distância em suprir a demanda por profissionais de licenciatura, e o compromisso da Universidade em alcançar estudantes em áreas além do câmpus.

O coordenador do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins, apresentou o perfil dos estudantes dessa modalidade e dados sobre o ensino a distância no Brasil. Ainda participaram da mesa de cerimônia o coordenador do curso de Letras – Inglês, modalidade a distância, professor Tufi Neder Neto; e a coordenadora do curso de Pedagogia, modalidade a distância, professora Madeleine Piana de Miranda Queiroz.

Os alunos realizaram a aula inaugural, em seus polos, em 19 de maio. O encontro presencial do dia 18 foi a primeira visita deles à UFLA. Após as boas-vindas e palavras iniciais dos integrantes da mesa de abertura, houve uma palestra com o professor da UFMG, Juarez Melgaço Valadares, sobre o tema “educação, escola e cultura”. Os estudantes ainda foram informados sobre os procedimentos da Biblioteca Universitária, almoçaram no Restaurante Universitário e tiveram duas aulas nos pavilhões de aula 4 e 5.