Ex-aluno da UFLA é destaque em doutorado nos Estados Unidos

Cibele Aguiar
Ex-aluno, Rodrigo Pedrozo, durante apresentação em Washington

Ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), graduado em Agronomia (2006) e Mestre em Fitopatologia (2009), o estudante Rodrigo Pedrozo tem conquistado lugar de destaque no doutorado da Universidade do Estado de Kansas, nos Estados Unidos.

Em três anos de estudos no exterior, o estudante foi reconhecido com três prêmios, sendo o de maior impacto o concedido pela American Seed Trade Association (ASTA), uma das maiores organizações voltadas à indústria sementeira do mundo, juntamente com a multinacional Monsanto. Rodrigo foi escolhido por um grupo de especialistas do setor público e empresas privadas para receber o Memorial Roger Kreuger, bolsa de estudos no valor de 2000 dólares, cujo nome homenageia o pesquisador que dedicou a vida à defesa da ciência na alimentação do mundo.  A premiação foi divulgada durante o 129th encontro anual da ASTA, em Washington, em junho desde ano.  

Rodrigo Pedrozo iniciou o doutorado na Universidade de Wageningen, na Holanda, em 2009, fez disciplinas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 2010, e finaliza o curso na Universidade Estadual do Kansas, sob a orientação do professor Chris Little. Tendo como principal foco a patologia de sementes, os estudos nos EUA estão relacionados à etiologia e mecanismos de transmissão e infecção de Fusarium spp. na cultura da soja.

Para Rodrigo Pedrozo, a formação na UFLA contribuiu para que se destacasse internacionalmente, sobretudo, pela orientação do professor José da Cruz Machado, pesquisador reconhecido internacionalmente na área de patologia de sementes, e pela infraestrutura da Universidade, com especial atenção ao Laboratório de Patologia de Sementes – LAPS.

“Conheci o professor Machado em meados de 2003, quando estava ainda no curso de graduação. Confesso que tal privilégio foi e sempre será um divisor de águas na minha formação profissional e pessoal. Com a supervisão e, principalmente, a confiança e amizade do professor Machado, atualmente venho colhendo muitas alegrias e conquistas profissionais.”, considerou o ex-aluno, orgulhoso por levar o nome da UFLA a todas as instituições que têm passado. 

Quando questionado sobre o futuro, Rodrigo Pedrozo revela o desejo de voltar ao Brasil e continuar trabalhando na área de patologia de sementes, contribuindo ainda mais para o crescimento da pesquisa cientifica do País. “Será uma grande honra pra mim um dia poder trabalhar novamente com a UFLA, lugar que apesar da distância sempre está presente em meus pensamentos”, finaliza.