Adolescente de Lavras participa de cobertura jovem internacional na Rio+20

O Rio de Janeiro recebeu, na segunda quinzena de junho, eventos simultâneos na área de sustentabilidade, centralizados na Conferência de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a Rio+20. Nesses eventos, o bolsista de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr) Reynaldo de Azevedo Gosmão participou, realizando reportagens para a revista Viração e para o site da Agência Jovem de Notícias.

Reynaldo é integrante do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (Mial) e aluno da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto. A participação no Mial fez com que Reynaldo integrasse, como adolescente colaborador, a equipe Virajovem, da revista Viração. Sua atuação em dois anos levou ao convite para participar da cobertura jovem nos eventos oficiais e paralelos da Rio+20, pelo site da Agência Jovem de Notícias.

A revista Viração é feita com a participação de vários conselhos jovens nos estados. Cerca de 100 adolescentes e jovens, de vários países e estados brasileiros, realizaram essa cobertura, agregando criatividade e ousadia em espaços oficiais onde há pouco espaço para se expressarem. Usando essas características, Reynaldo conseguiu uma entrevista exclusiva com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Essa entrevista está no site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org).

Durante a cobertura educomunicativa, as equipes da revista Viração e da Agência Jovem de Notícias elaboraram matérias dinâmicas, mostrando a importância de utilizar a comunicação na luta por justiça social e como ferramenta de formação e aprendizagem para adolescentes e jovens.

No BIC-Jr, Reynaldo desenvolve a pesquisa: “O impacto do programa saúde e prevenção nas escolas nos bairros Serra Azul e Novo Horizonte”, orientado pela professora Cláudia Ribeiro, do Departamento de Educação.

Núcleo de Inovação Tecnológica inicia elaboração do Planejamento Estratégico

A equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) da UFLA realizou, na sexta-feira (6), a reunião inicial para discutir a elaboração do primeiro Planejamento Estratégico do órgão. O documento irá contemplar a gestão 2012/2016.

Foram definidos, inicialmente, cinco projetos essenciais para a atuação do Nintec: Divulgação; Processualização; Difusão do Arcabouço Jurídico; Transferência de Tecnologia; e Qualificação Profissional da Equipe. A primeira versão do Planejamento Estratégico será concluída nos próximos 60 dias.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA) também se prepara para construir seu Planejamento Estratégico. A gestão da Incubadora já elaborou o termo de referência para contratação de consultoria especializada para a elaboração do Planejamento Estratégico, conforme recurso previsto em projeto de apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológicas mineiras aprovado na Fapemig.

Depois de finalizadas as primeiras versões dos Planejamentos Estratégicos do Nintec e da Inbatec, pessoas e órgãos ligados a estes serão convidados para dar contribuições à versão final dos documentos. De acordo com o coordenador do Nintec e da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, “o Planejamento Estratégico é um exercício eficaz no sentido de deixar claras as atividades e metas periódicas, em consonância com o planejamento da universidade. Além disso, dá condições de alinhar as ações do Nintec e Inbatec com as de órgãos internos e externos à UFLA”.