Professores da UFLA participam de congresso em Portugal e aumentam interação com a Universidade do Minho

Os professores Cristina Ferreira (DBI), Nelson Lima (Universidade do Minho) e Luís Roberto Batista (DCA)

Um dos principais eventos mundiais sobre pesquisa e aplicação de microrganismos, o 31º Congresso Anual da Organização Europeia de Coleções de Cultura foi realizado em Braga, Portugal, nos dias 14 e 15 de junho. Os professores Luís Roberto Batista, do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), e Cristina Ferreira Silva e Batista, do Departamento de Biologia (DBI) da UFLA, participaram do encontro e apresentaram seis trabalhos científicos. Um deles, sobre a coleção de fungos filamentosos do DCA, produzido em parceria com a Universidade do Minho.

A participação no evento serviu para estreitar a parceria entre a Universidade do Minho e a UFLA, que estão desenvolvendo estudos em conjunto na área de Microbiologia desde 2010. Essa parceria já é visível em ações como o doutoramento sanduíche, na universidade portuguesa, de quatro alunos do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA.

Para a professora Cristina Ferreira, a participação em um evento sobre coleções de cultura é fundamental para ter contato com as inovações da área, especialmente os diferentes métodos de preservação e as atuais discussões sobre biossegurança. Além disso, destaca-se a necessidade da manutenção das coleções de cultura como fonte de microrganismos com potencial em estudos de aplicação biotecnológica.

O professor Luís Roberto considera que a parceira entre as duas instituições proporcionará a estruturação da coleção de cultura do DCA. As contribuições implicarão na segurança e certificação das espécies identificadas, aumento das pesquisas por inovações biotecnológicas e aplicação de microrganismos na produção de alimentos, de enzimas microbianas, metabólitos, na degradação de resíduos e na segurança alimentar. Além disso, há a aplicação dos conhecimentos obtidos na formação técnico-profissional e no processo educacional em diferentes áreas: Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Agrícola, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Ecologia.

Pesquisadores da UFLA e da Universidade do Minho já estão elaborando os documentos necessários para a oficialização do apoio da Micoteca dessa última na estruturação da coleção de cultura de microrganismos do DCA. Como a Micoteca da Universidade do Minho é uma referência mundial na coleção de cultura de fungos na Europa, pretende-se que apoie a elaboração de documentos e o treinamento de pessoal para gestão da cultura de microrganismos do DCA, para que a coleção da UFLA se credencie em centros mundiais de dados sobre microrganismos.

De acordo com o professor Luís Roberto, “será possível disponibilizar a documentação de estruturação da coleção de cultura para as demais coleções de microrganismos da UFLA. Pretendemos também discutir os métodos de preservação, legislações vigentes e treinamentos em técnicas de preservação e identificação polifásica de diferentes grupos de microrganismos”.