Missão técnico-científica em agências dos Estados Unidos e Canadá promove integração

Cibele Aguiar
Missão brasileira em viagem à CFIA, no Canadá

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está elaborando uma proposta de cooperação com a Canadian Food Inspection Agency (CFIA) em Ottawa – Canadá, com o objetivo de iniciar parcerias no desenvolvimento de pesquisas, treinamento de professores e visitas técnicas de integrantes da agência canadense à UFLA.

Essa proposta é resultado da missão técnica-científica realizada pelos professores da UFLA Antonio Chalfun Junior (Departamento de Biologia – DBI), Ana Carla Marques Pinheiro e Luís Roberto Batista (Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA), no final de maio de 2012, com visita à CFIA e à Food Drug Administration (FDA), em Washington – Estados Unidos. A representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ângela Pimenta Peres, também participou da missão brasileira.

A visita técnica teve como objetivo obter informações sobre o funcionamento das agências responsáveis pela inspeção de alimentos e bebidas, bem como verificar a possibilidade de parceria para treinamento de professores/pesquisadors nas metodologias utilizadas.

Estas visitas fazem parte do projeto intitulado “Estruturação de Curso de Especialização em Controle de Qualidade e Legislação aplicada à Área de Alimentos e Bebidas” aprovado no Edital MCT/CNPq/MAPA/DAS, sob a coordenação do professor Eduardo Valério de Barros Vilas Boas (DCA). Participam do Projeto professores do departamento de Biologia, Fitopatologia, Administração e Ciência dos Alimentos, além de pesquisadores da Embrapa, Ministério da Agricultura, Instituto Adolf Lutz e Centrais de Abastecimento – Ceasa.

Os professores que participaram da visita técnica destacaram a relevância da integração de pesquisadores da UFLA e Ministério da Agricultura com as agências ligadas à segurança alimentar e defesa agropecuária de países que já possuem tradição e expertise mundialmente reconhecidas nessas áreas.