Prêmio Jovem Cientista vai premiar inovação tecnológica no esporte

Cibele Aguiar

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições ao Prêmio Jovem Cientista, do CNPq, que dará um total de R$600 mil a estudantes e profissionais que apresentarem os melhores trabalhos sobre Inovação tecnológica no esporte. O tema foi definido em função da Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas, que serão realizadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista estimula novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os desafios brasileiros. São premiados os nove melhores trabalhos científicos de estudantes e jovens pesquisadores de todas as regiões brasileiras e de diversos níveis educacionais, agrupados em três categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Além das categorias dirigidas aos jovens e promissores cientistas, a partir de 1995 criou-se a categoria Mérito Institucional para premiar as instituições de ensino superior e pesquisa que apresentam o maior número de trabalhos, com mérito científico, de candidatos inscritos nas categorias Graduado e Estudante de Ensino Superior. Em 2006, a premiação foi estendida para as escolas do ensino médio – públicas e privadas – e escolas técnicas.

A Menção Honrosa foi instituída em 2005, com o objetivo de premiar um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica relacionada com o tema do prêmio. Os candidatos são indicados pelos comitês de assessoramento do CNPq, pela sociedade e associações científicas, tecnológicas e educacionais e o agraciado é escolhido pela comissão julgadora instituída pelo prêmio.