Governo sanciona Lei que autoriza a criação de mais de 77 mil cargos em universidades e institutos federais

Cibele Aguiar

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (26), com sanção da presidente Dilma Rousseff, a Lei 12.677, que cria 77.178 cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas destinadas às universidades e aos institutos federais de ensino.

São 19.569 novas vagas para professores universitários e 24.306 são cargos efetivos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.  A lei cria ainda 27.714 cargos de técnicos administrativos, além de 1.608 cargos de direção, em quatro categorias diferentes, e 3.981 funções gratificadas em três categorias.

As universidades e institutos federais de ensino aguardam, agora, a distribuição das vagas e a autorização para a realização de concursos. As vagas para os cargos efetivos serão distribuídas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de acordo com o cumprimento das metas pactuadas entre o Ministério da Educação (MEC) e as instituições de ensino, especialmente ao previsto no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A distribuição dos cargos de direção e funções gratificadas será feita pelo MEC.

Segundo o texto, ficam extintos 2.751 cargos de técnicos-administrativos e 2.013 funções gratificadas de categorias inferiores às criadas pela Lei agora sancionada.

Participe do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq

Cibele Aguiar

Professores e estudantes interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), com a concessão de bolsas, têm até às 17 horas (horário de Brasília) do dia 9 de julho para enviarem as propostas. As bolsas terão vigência de 1º de setembro de 2012 a 31 de julho de 2013, com vigência excepcional de 11 meses.

As informações sobre requisitos e formas de participação estão disponíveis no edital publicado pela Pró-Reitora de Pesquisa (PRP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo é conceder ou renovar as bolsas aos estudantes de graduação, de forma a estimulá-los ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

As propostas devem ser submetidas pelo orientador, por meio do formulário eletrônico Sigepic, disponível em www.prp.ufla.br/editais. Serão desclassificadas as propostas não caracterizadas na área de desenvolvimento tecnológico e inovação, as que estejam incompletas e aquelas submetidas por qualquer outro meio.

O número de vagas disponível será divulgado a partir do dia 20 de julho de 2012, de acordo com o resultado da Chamada para o Processo de Inscrição 2012/2013 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI (www.cnpq.br).

Cada orientador pode solicitar apenas uma bolsa, exceto para a concessão de cota adicional a estudante egresso do Programa BIC Júnior de 2011 e aprovado no vestibular da UFLA em 2012.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 27/07/212 e estará disponível no site da PRP (www.prp.ufla.br).

Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico: prp@prp.ufla.br.

Acesse o Edital

Ciência sem Fronteiras abre oportunidade de intercâmbio na China

Cibele Aguiar

Brasil e China assinaram acordo para intercâmbio de estudantes no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do China Scholarship Council. O acordo deverá beneficiar até cinco mil estudantes brasileiros de 2012 a 2015.

Está previsto no acordo o oferecimento de 250 bolsas de estudos pelo governo chinês, que ainda isentará a mensalidade e taxa de matrícula de 600 vagas. Essas ações compõem parceria estratégica mais ampla, articulada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, em encontro bilateral entre os dois chefes de Estado.

Pelo acordo, serão oferecidas bolsas de estudos nas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras – como engenharias, ciências da natureza e energia renováveis – para cursos de graduação, graduação-sanduíche e pós-graduação. As vagas estarão disponíveis em instituições que ofereçam aulas em inglês.

Os dois países também firmaram parceria para a criação de um centro de cultura brasileira na China e um centro de cultura chinesa no Brasil – o primeiro na América Latina. Além disso, outro acordo garante o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, telecomunicações, oceanografia e proteção ambiental. Também está previsto, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, acordo no setor aeroespacial para lançamento de dois satélites até o ano que vem.

Outras oportunidades

As companhias multinacionais Hyundai, British Gás, General Eletric e Boeing oferecerão, a partir do próximo mês, 400 vagas em seus centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para estudantes brasileiros das áreas tecnológicas que estão no exterior como bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Além de estágio em multinacionais, o governo também tenta costurar o patrocínio de bolsas e oferta de estágios e empregos aos egressos do CsF em empresas nacionais. Um quarto de todas as bolsas do programa (26 mil) será ofertado por companhias estatais e privadas.

Acompanhe as oportunidades no site www.cienciasemfronteiras.gov.br