Curso internacional abordou movimento de água e contaminantes no solo

Foi encerrado, na última sexta-feira (1º de junho), um curso internacional sobre softwares que permitem a realização de cálculos complexos sobre a concentração e a posição da água e contaminantes no solo através do tempo. O curso foi ministrado em inglês pelo professor da Universidade de Utrecht (Holanda) Martinus Van Genuchten, referência na área de física dos solos.

Participaram do curso 37 alunos e professores da UFLA, UFRGS, UFSCar, ESALq, UFRJ, UFRRJ, IFF-RJ, UNIMONTES, UFSJ e outras instituições. Durante o curso, foram utilizados vários softwares para simular o movimento de contaminantes e de água no solo, em diversas situações (fluxo de contaminantes em lixões, água e nutrientes em solos irrigados e outros).

O curso foi realizado no laboratório de informática do Pavilhão de Aulas 5 (“Nave 2”) do dia 30 de maio a 1º de junho, pelo Programa de Pós-Graduação Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas.

O coordenador do programa, professor Luiz Antônio Lima, enalteceu a presença do palestrante na UFLA. Por ser referência em sua área de atuação, houve um grande esforço para trazer o professor Van Genuchten à Universidade, por ele ser muito requisitado. Luiz Lima também reforçou a importância dos softwares estudados, especialmente o Hydrys, largamente utilizado atualmente. O professor Van Genuchten também visitou vários laboratórios da UFLA, nos departamentos de Ciência de Solo e Engenharia.

Luiz Lima ainda adiantou que será realizado um workshop no segundo semestre, na UFLA, para apresentar resultados modelados em condições tropicais.

Atletas do Cria Lavras estão no ranking sul-americano de atletismo

Jenifer Nicole: presença no ranking do salto em altura, heptatlo e salto triplo

A Confederação Sul-Americana de Atletismo publicou o ranking das suas categorias no dia 31 de maio e, na lista, constaram quatro atletas da equipe Cria Lavras (parceria entre Prefeitura e UFLA). O coordenador do projeto, professor Fernando de Oliveira, credita parte do sucesso às técnicas utilizadas no treinamento: “O investimento em provas múltiplas e nas barreiras permite a evolução de diversas qualidades motoras e capacidades físicas dos jovens participantes. Também é feita uma iniciação ampla em esportes, incluindo a dança como atividade importante”, aponta.

Jenifer Nicole, nascida em 1996, é uma das atletas do ranking sul-americano. Ela é a segunda no salto em altura da categoria menores, com a marca de 1,73 m obtida há duas semanas no Campeonato Estadual Juvenil. A atleta também está no ranking do salto triplo e heptatlo.

Na mesma categoria, Paulo Henrique Silva (nascido em 1995 e vice-campeão brasileiro de provas combinadas em Campinas) é o segundo do octatlo. Ele é seguido por Pedro de Oliveira (1996), terceiro na mesma prova.

No juvenil, Althieres dos Santos aparece em sétimo no decatlo e no ranking do salto em distância, apesar de ter ficado afastado do Campeonato Brasileiro de Provas Combinadas devido a uma contusão na costela.