Estudantes do Pré-Uni conquistam vagas em universidades públicas

Cibele Aguiar

Realizar o sonho de ingressar em uma universidade pública exige estudo, dedicação e, em muitos casos, um curso preparatório para ajudar na capacitação do candidato ao Exame Nacional dos Estudantes (Enem).  Engana-se quem pensa que apenas os cursos pagos são capazes de preparar os estudantes para uma vaga em universidades de qualidade. Em Lavras, o curso preparatório gratuito Pré-Uni, oferecido em uma parceria entre Universidade Federal de Lavras e Prefeitura Municipal, alcança resultados surpreendentes. No último Enem, 21 estudantes do Pré-Uni foram aprovados e estão matriculados em cursos da UFLA e outras instituições de ensino da região.

De acordo com o coordenador do Pré-Uni, Renzo Alhan Rabiço, as aprovações servem como estímulo aos participantes, já que são oferecidas anualmente 150 vagas, porém, existe considerável evasão. Ele reforça que o curso é uma oportunidade para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica e que tenham cursado o 3º ano do ensino médio em escolas públicas do município de Lavras e região se preparem para uma vaga no ensino superior.

Para o coordenador, além de ampliar a integração da Universidade com a comunidade local e regional, o Pré-Uni promove meios para que estudantes da UFLA participem de um programa de extensão que alia o caráter social e ainda possibilita o treinamento em docência. “Os estudantes do Pré-Uni certamente aumentaram suas chances de aprovação com a oportunidade de cursar um pré-universitário gratuito. Essa é mais uma ação que demonstra a responsabilidade social da universidade”, enfatiza o coordenador.