Ecologia de Estradas é tema de revista lançada por centro de estudos da UFLA

Cibele Aguiar

O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), iniciativa de um grupo de estudos do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras, já está na segunda edição da revista Linearidades, lançada em março de 2012. A Revista se destina a difundir a temática Ecologia de Estradas no Brasil e na América Latina, por meio de artigos técnicos e científicos.  

A revista Linearidades foi lançada com o objetivo de criar um espaço de comunicação sobre o tema, estando abertas a contribuições de públicos diversos, por meio de notícias, artigos, resenhas de projetos, entrevistas e divulgação de eventos nacionais e internacionais. Com visual atrativo e conteúdo interessante, é destinada não apenas ao meio acadêmico, mas também à sociedade em geral.

Ecologia de Estradas ganhou força na UFLA por meio do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Estradas (GPEES – CNPq), criado em 2009 e coordenado pelo professor Alex Bager em parceria com outras seis universidades. O GPEES fortaleceu-se e deu origem ao Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), que visa a ser referência em pesquisa, capacitação e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à temática.

No início de 2012, o professor Alex Bager lançou o livro “Ecologia de Estradas: Tendências e Pesquisa”, que apresenta os resultados de pesquisas e temas em debate no Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas (Road Ecology Brazil), com duas edições realizadas na UFLA (2010 e 2011).

A revista é disponibilizada mensalmente e de forma gratuita pelo sistema Issuu. Não há necessidade de cadastro para o acesso.

Links para acesso:

Vol 1: http://issuu.com/linearidades/docs/linearidades_ano_0_n_1

Vol 2:http://issuu.com/linearidades/docs/linearidades_ano_0_n_2