Palestra sobre gestão de estradas rurais será nesta quarta-feira (18)

O PET Engenharia Agrícola informa e convida para a palestra Enxurrada Zero: Programa de Gestão de Estradas Rurais, nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA). A palestra faz parte da programação da VI Semana de Conservação do Solo e da Água (10 a 12 de abril), mas que, por impossibilidade dos palestrantes, não pode ser realizada na data programada.

A apresentação será realizada pelo técnico da Emater Donizeti Couto, com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Monsenhor Paulo, responsáveis pela coordenação do Programa. Após a apresentação, haverá espaço para debate,  incluindo depoimentos de técnicos e produtores rurais de Monsenhor Paulo.

Data: 18 de abril

Local: Anfiteatro do DAG

Colóquio aborda Física Moderna no Ensino Médio

Nesta quarta-feira (18), o projeto Colóquio da Física terá a participação do professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) Luiz Cleber Tavares de Brito, com a palestra “Relógios, Paradoxo dos Gêmeos e GPS: Física Moderna no Pibid da UFLA”.

A apresentação terá como foco a atuação do Grupo de Inserção da Física Moderna no Ensino Médio, grupo de estudos vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UFLA). A Teoria da Relatividade de Einstein e algumas de suas consequências serviram como motivação para o desenvolvimento das atividades.

Data: 18/4/2012 (Quarta-feira)

Horário: 17 horas e 45 minutos

Local: Anfiteatro do DEX

UFLA e Yerevan Physics Institute (Armênia) celebram acordo

Um acordo de cooperação entre a UFLA e o A. I. Alikhanyan National Science Laboratory (vinculado ao Yerevan Physics Institute, Armênia) foi assinado na manhã dessa segunda-feira, 16. A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria, com a assinatura do termo de compromisso feita pelo professor Nerses Ananikyan, representante da instituição armênia, e pelo diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior.

A celebração do convênio entre as instituições coroou a colaboração de mais de dois anos existente entre professores da UFLA  e da Armênia, que trabalham em Mecânica Estatística. Por meio dessa colaboração, já foram publicados dois artigos científicos e outros dois foram submetidos, além de outros em andamento. O convênio facilitará novas ações em conjunto e a interação entre outros pesquisadores.

Atividades letivas serão paralisadas no dia 19

Em assembleia geral realizada no dia 12, a Associação dos Docentes da UFLA (Adufla) definiu o apoio à paralisação nacional das atividades letivas no dia 19, quinta-feira. A iniciativa é do Sindicato Nacional dos Docentes em Instituições de Ensino Superior (Andes), da qual a Adufla é uma seção sindical.  A paralisação ocorrerá em apoio às reivindicações pelo plano de carreira do professor federal.

No mesmo dia (19), o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFLA) realizará um debate, às 15 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária. A paralisação dos professores das instituições federais brasileiras será o tema discutido e o DCE convida as comunidades universitária e lavrense para esclarecer sobre eventuais dúvidas a respeito do assunto.