A dupla negação no português

[Pergunta] Há uma expressão curiosa que me aflige já há algum  tempo e que é repetida vezes sem conta por todo  lado. Por exemplo:

«Não vem nenhum…»
«Não há nada…»
«Não fiz nada…»

Ora, essas expressões, tão vulgarizadas, querem dizer exatamente o oposto para o qual são usadas! Ou seja, são negações de negações:

«Não vem nenhum» quer dizer que vêm todos?
«Não há nada», quer dizer que existe tudo?
«Não fiz nada», quer dizer que fiz tudo?

As expressões corretas deveriam ser, por exemplo, «Não vem algum» ou «Não fiz algum» ou «Não fiz tudo».

O que têm para me dizer acerca disso?

[Resposta] As expressões a que refere criticamente estão corretas. Efetivamente, uma das características sintáticas da língua portuguesa é a da dupla negação quando o constituinte negado ocorre em posição pós-verbal.

Exemplos:
(1) «Isso não tem nenhum interesse.»
(2) «Não tenho nenhum disco desse cantor
(3) «Ele não fez nada para merecer tal distinção.»
(4) «Ela não quer ver ninguém

Paulo Roberto Ribeiro

Fonte: www.ciberdúvidas.com (Com adaptações)

Documentário sobre uso de agrotóxicos terá exibição e debate nesta quarta-feira (11)

Na próxima quarta-feira (11), às 18 horas, o documentário “O veneno está na mesa” será exibido no anfiteatro da Biblioteca Universitária da UFLA. Após a exibição do filme (cerca de 60 minutos), haverá um debate sobre o uso de agrotóxicos. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (Enebio), Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e do Núcleo Guandu de Estudos e Vivências em Agroecologia e Educação. O evento é aberto a todos os interessados e terá emissão de certificado.

Praec divulga 2ª chamada para o Programa Bolsa-Atividade

Cibele Aguiar

A Coordenadoria de Programas Sociais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) divulga a segunda chamada de estudantes de graduação selecionados para o Programa de Bolsa-Atividade da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Os estudantes selecionados deverão comparecer à Praec, no Câmpus Histórico da UFLA, nos dias 10 e 11 de abril (próxima terça e quarta-feira), para serem encaminhados aos departamentos e setores onde deverão realizar suas atividades. Deverão estar munidos de documento de identidade, CPF e dados de conta bancária (conta corrente, agência e banco). O não comparecimento implicará a imediata substituição do estudante selecionado. No dia 12/4 será divulgada nova chamada para vagas não preenchidas.

O estudante bolsista receberá um auxílio mensal de R$300,00, para uma carga de 12 horas semanais de atividades. Ao todo, serão ofertadas 440 bolsas no primeiro semestre de 2012, representando um acréscimo de 50 bolsas em relação ao segundo semestre de 2011.

Veja a lista da segunda chamada