Associação de Pós-Graduandos mobiliza-se por reajuste de bolsas

Esta semana é marcada por uma reivindicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. A Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG) participa da manifestação e mantém hoje (30), na Cantina Central, um estande para abaixo-assinado eletrônico em favor do reajuste. A reivindicação é realizada em outras universidades brasileiras por meio de atividades diversas, como debates e paralisações.

A coordenadora da APG, Alessandra Millezi, relata que o último reajuste nas bolsas foi feito em junho de 2008, não tendo acompanhado a inflação. “Em Lavras, o custo de vida tem aumentado significativamente e, em centros urbanos maiores, a situação é ainda mais agravante”, conta.

Hoje, o valor da bolsa de mestrado é de R$ 1200,00 e a de doutorado, R$ 1800,00. Os pós-graduandos reivindicam um reajuste de 39,34% no valor das bolsas de mestrado e de 37,76% nas de doutorado, alegando ser parte essencial de uma política de valorização da pesquisa e humanização. “A pesquisa que sai de dentro da universidade gera grande parte das inovações e tecnologias, e precisa ser apoiada. Inclusive porque as atividades e os experimentos do bolsista exigem dele dedicação exclusiva”, considera Alessandra.

A ANPG apontou a desvalorização das bolsas em relação ao salário mínimo, o que resultou na perda do poder de compra e no descumprimento do Plano Nacional de Pós-Graduação, segundo a Associação. O abaixo-assinado será encaminhado para as agências de fomento responsáveis pelo pagamento das bolsas e ao Congresso Nacional.

Oficina apresenta documentário sobre Marte neste sábado (31)

O planeta Marte é o tema da próxima oficina “Festa das Estrelas”, promovida pelo grupo “A Magia da Física e do Universo”. A oficina será realizada no dia 31, sábado, às 19 horas, na Sala de Audiovisual do Museu de História Natural da UFLA, no câmpus histórico.

A sessão é aberta à comunidade e contará com a exibição do documentário “Marte, o Planeta Vermelho”, produzido pelo History Channel, seguida de observações astronômicas do céu de Lavras. Segundo o grupo, esse planeta foi considerado por muito tempo habitado por civilizações inimigas capazes de colonizar os humanos; atualmente, Marte atrai estudos, como uma potencial base para futura colonização ou para detectar o passado biológico da Terra. O documentário relata que o “planeta vermelho” seria o candidato mais provável para ser habitado, caso os seres humanos viessem a colonizar outros astros.

A programação faz parte de um ciclo de documentários, palestras e observações, com convidados especiais, sobre constelações, galáxias, estrelas, planetas, meteoritos e satélites. Nessas reuniões, serão realizadas oficinas de observação do céu a olho nu e com telescópios, orientadas para todas as faixas etárias e população em geral.

Mostra de fotografia e artes transversais marcará inauguração do Centro Cultural da UFLA

Cibele Aguiar

“Abril pra foto” é o nome do evento que marcará uma nova fase de cultura na Universidade Federal de Lavras (UFLA). De 20 a 22 de abril, uma mostra de fotografia, workshops e atrações musicais deverão movimentar a inauguração do Centro Cultural Casa das Pedras, no Câmpus Histórico da UFLA. Esta é apenas a semente de um amplo projeto de construção do Complexo Cultural da UFLA, em fase final de elaboração.

A mostra contará com os fotógrafos Diego Sá, Ricardo Avellar, Marlon Franco, Júlia Guerra, Morgana Reis Cabral, Naylah Nogueira e Jean Morel.

Centro Cultural Casa das Pedras

Para os amantes da arte fotográfica, serão realizadas três oficinas: Fotografia para iniciantes (Diogo Sá), Fotografia Pinhole (fabricação de máquina artesanal, com Alexandre Lopes) e Fotografia de Pássaros (Heber Macedo).

O evento recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Associação de Pós-Graduandos (APG), com a organização do fotoclube lavrense Plano Aberto.

Visite a programação do evento no Facebook – http://facebook.com/abrilprafoto