Grupo Urucum realiza encontro sobre diversidade sexual neste domingo (1º)

Cibele Aguiar

Neste domingo (1º), o Grupo Urucum de Diversidade Sexual de Lavras dará início às atividades para o ano de 2012, com um encontro para recepção dos calouros da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O encontro será no Anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Praec), Câmpus Histórico, às 19 horas.

O objetivo é promover a interação não só entre os membros do grupo e os calouros, mas também entre todas as pessoas da comunidade acadêmica e da cidade que se interessam pela temática.

O encontro terá a apresentação do grupo, das atividades já realizadas e em andamento, além de debate sobre questões ligadas à diversidade sexual, cidadania LGBT e sociedade em geral.

Ciência sem Fronteiras faz nova chamada para intercâmbio na graduação em sete países

Os formulários de inscrição para as novas chamadas de graduação sanduíche (SWG) na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal já estão disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras –  www.cienciasemfronteiras.gov.br .

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio do Formulário On-line. A participação na chamada contempla duas formas de inscrição: mediante adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), para instituições que possuem curso de pós-graduação reconhecido pela Capes dentro das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ou mediante candidaturas individuais.

Para as candidaturas mediante adesão da IES, o candidato deve encaminhar o histórico escolar de graduação, comprovante do teste de proficiência na Língua do país de destino, quando exigido, e apresentar o perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da instituição.

Entre outros requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para esclarecimento de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail:

faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br

Fonte: Equipe do Programa Ciência sem Fronteiras – CNPq/CAPES

Pibid seleciona estudantes e professores da área de Matemática

Cibele Aguiar

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) comunica que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – está com as inscrições abertas para o preenchimento de quatro vagas para estudantes regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Matemática da UFLA e também para seleção de um professor da Educação Básica – Matemática, para supervisor de área.

O Pibid prevê bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no valor de R$ 400,00, com vigência a partir de abril de 2012. As inscrições seguem até sexta-feira, 30 de março.

Poderão se increver estudantes regularmente matriculados no curso de licenciatura em Matemática, exceto nos dois últimos períodos. O candidato deverá entregar na PRG a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, juntamente com o Memorial Descritivo, histórico escolar e documentos pessoais para a efetivação da matrícula. O formulário de inscrição está disponível no site da PRG www.prg.ufla.br

Consulte o Edital

Formulário de Inscrição Estudantes

Orientação para o Memorial Descritivo

Para o edital de seleção de professor para supervisor de área, poderão se inscrever professores graduados, em exercício em sala de aula na área de Matemática. O candidato deverá entregar no Departamento de Educação (DED/UFLA) os documentos exigidos para a inscrição e será avaliado em duas etapas: avaliação do memorial descritivo e currículo e entrevista.

Consulte o Edital Professor

Formulário Inscrição Professores

Orientações para o Memorial Descritivo

Informações: prg@prg.ufla.br ou (35) 3829 1218

CA de Ciência da Computação promove assembleia no dia 3

O Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC) convoca os estudantes do curso para uma assembleia geral que será realizada no dia 3 de abril às 12h45 no Salão de Convenções da UFLA. Como pautas, haverá a apresentação e votação do novo estatuto da entidade e a eleição da nova diretoria para a gestão 2012.

O Centro Acadêmico é a entidade representativa dos estudantes do curso nos órgãos colegiados e departamentos, e também os auxilia na reivindicação soluções de problemas e melhorias para o curso, realizando atividades extracurriculares.

O CACC mantém um site para se comunicar com os alunos de Ciência da Computação. Acesse: http://ca.computacao.ufla.br.