Ciência sem Fronteiras divulga novas chamadas para sete países na modalidade graduação sanduíche

Divulgados novos editais para o programa Ciência sem Fronteiras com destino à Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições vão até 30 de abril. Na UFLA, a participação ocorrerá mediante adesão da Instituição de Ensino Superior (IES).

O programa CsF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O CsF pretende propiciar nas áreas prioritárias a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.

Entre outros requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. É importante também observar os testes de proficiência exigidos em cada país.

Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Capes

Consea Júnior promove palestras com professores da Unicamp

Estudantes, professores e profissionais do setor alimentício terão uma programação específica nos dias 10 e 11 de abril. A empresa Consea Júnior promove o Unicamp na UFLA, evento que traz duas palestras com professores da Universidade Estadual de Campinas. Cada um dos docentes fará a sua palestra nos dois dias do evento, às 18h30, em local ainda não definido, permitindo a presença dos inscritos em toda a programação.

O professor Carlos Alberto Rodrigues Anjos falará sobre a relação entre a embalagem e a estabilidade dos alimentos; já o professor Mario Roberto Marostica Júnior abordará a tecnologia de alimentos vinculada ao seu valor nutricional. Há 60 vagas para cada palestra.

As inscrições devem ser feitas na sede da Consea Júnior, no Departamento de Ciência dos Alimentos. É um investimento de R$ 15,00 mais um quilo de alimento não perecível. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 12 às 13h30 e em horários específicos fixados na entrada.

Prova de proficiência em língua inglesa será aplicada no dia 24

Estudantes regularmente matriculados nas disciplinas GCH103 – Inglês Instrumental I ou GCH106 – Inglês Instrumental II podem se inscrever para prova de proficiência em língua inglesa, que será aplicada no dia 24 de março. A avaliação será feita nas salas do Pavilhão 4 e 5, às 9 horas.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico: www.prg.ufla.br/proficiencia. O período de inscrições vai de 14 a 20 de março.

Aqueles que obtêm nota entre 60 e 79 pontos são aprovados e dispensados da disciplina GCH103. E os que alcançam nota igual ou superior a 80 são aprovados e dispensados das disciplinas GCH103 e GCH106.

A nota da prova, em caso de aprovação, será definitiva (o aluno aprovado não poderá frequentar as aulas da disciplina para alterar sua nota). Já os alunos reprovados nas referidas disciplinas não poderão se inscrever para a prova.

Acesse o formulário de inscrição e veja mais informações no site: www.prg.ufla.br/proficiencia

Inscrições para o Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos começam hoje (15)

A UFLA sediará o Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos entre os dias 28 de maio e 1º de junho, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes e docentes de Minas Gerais. As inscrições estão abertas a partir das 12 horas de hoje (15), no site www.cmea2012.com.

O intercâmbio de conhecimentos, por meio de exposição de resultados de pesquisas no setor e inovações científicas e tecnológicas, é o objetivo do evento. Para isso, haverá palestras, minicursos, degustações e visitas técnicas, ministrados por profissionais especializados e representantes de empresas.

O CMEA é organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos e os núcleos de estudos do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA, do DCA e da Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea).

Para mais informações, acesse o site do congresso: www.cmea2012.com

Calouros da UFLA podem concorrer à bolsa Jovens Talentos para a Ciência

Estão abertas as inscrições para o novo programa de incentivo à iniciação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que acabam de ingressar em universidades federais e institutos federais de educação (1º semestre de 2012), tendo como objetivo inserir os estudantes no meio científico.

As inscrições vão até o dia 23 de março e deverão ser realizadas mediante preenchimento de formulário disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)

Os estudantes serão selecionados por universidade, por meio de uma prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras.

Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses. As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas no mês de agosto deste ano.

Veja o documento da Capes com instruções gerais para o programa

Acesse o formulário de inscrição