Inscrições abertas para o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia

Instituições e empresas com sede em Minas Gerais já podem inscrever seus pesquisadores para concorrerem à quarta edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da FAPEMIG.

Esta é a quarta edição do Prêmio que, nos anos pares, é concedido a pesquisadores mineiros e, nos ímpares, a Unidades de Pesquisa sediadas em Minas Gerais. Em 2012, portanto, o prêmio será destinado a pesquisadores que tenham se destacado em estudos e pesquisas básicas que contribuam e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Eles devem ser indicados pelas instituições ou empresas onde desenvolvem seus trabalhos.

O nome do Prêmio, que já está na quarta edição, é uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país. Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil.

Pesquisa Básica

Por pesquisa básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade. Originada de problema existente, em que o cientista procura entender fenômenos, mas cujo resultado deriva possíveis soluções tecnológicas, a pesquisa básica é de extremo valor para o processo de inovação.

As inscrições para o Prêmio devem ser feitas pelos Correios até 8 de junho de 2012. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no endereço www.fapemig.br/premio.

Mais informações: premiomlmg@tecnologia.mg.gov.br ou premiomaresguia@fapemig.br

Fonte: Assessoria Comunicação Fapemig

Coletivo Marias de Minas realiza encontro na Cantina Central da UFLA nesta quarta-feira (7)

Cibele Aguiar

Nesta quinta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher será lembrado em milhares de atividades e manifestações espalhadas por todo o mundo. Em Lavras, nesta quarta-feira (7), o coletivo Marias de Minas realiza um encontro na Cantina Central da UFLA, a partir de 12h30, com direito à oficina de batucada e debate sobre a origem da data e conquistas das mulheres.

O coletivo, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFLA), também organiza uma viagem a Belo Horizonte, nesta quinta-feira (8), para participar do Ato Público pelo Dia Internacional da Mulher, que terá início na Praça da Estação, a partir das 15h e seguirá com passeata e ações pelas ruas centrais da capital, terminando na Praça Sete.

Interessados devem manifestar o interesse no encontro que ocorre hoje na Cantina Central ou pelo e-mail: linecveiga@hotmail.com

Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos seleciona membros

O Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (Nuquali) abre inscrições para alunos de Engenharia de Alimentos matriculados em qualquer período. O prazo para se inscrever vai até 14 de março, pelo e-mail nuquali@dca.ufla.br.

Nesse processo seletivo, são oferecidas dez vagas. Após as inscrições, haverá entrevistas no dia 15 de março às 18 horas, e dinâmica de grupo, no dia 16 às 18 horas (no Departamento de Ciência dos Alimentos). O resultado será divulgado no dia 22.

O Nuquali é composto por graduandos em Engenharia de Alimentos da UFLA que tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos participantes sobre as ferramentas de qualidade e segurança na produção de alimentos. Mais informações pelo e-mail do núcleo ou pelo site www.nucleoestudo.ufla.br/nuquali.