Estudantes de Graduação terão nova opção de bolsa da Capes e CNPq

Cibele Aguiar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram a criação de um projeto-piloto que prevê uma nova modalidade de bolsa: “Jovens Talentos para a Ciência”. Com estimativa para ser iniciado ainda em 2012, a bolsa será destinada aos estudantes que ingressaram este ano nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Preliminarmente, o projeto prevê a concessão de seis mil bolsas de estudo que serão oferecidas pelas duas agências.

Há ainda a sinalização de que, nos próximos anos, o projeto seja estendido para os estudantes ingressantes em universidades estaduais e também particulares.

A nova modalidade de bolsa terá como um dos objetivos a identificação precocemente de jovens talentos, visando a estimular entre os ingressantes universitários o interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e à prática em ciência e tecnologia.

Os estudantes serão selecionados internamente em cada universidade, mediante prova de conhecimentos, para receberem essas bolsas já a partir do segundo semestre de 2012. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

Praec realizará avaliação socioeconômica a partir de 27 de fevereiro

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) realizará a avaliação socioeconômica para o primeiro semestre letivo de 2012 e disponibilizou em sua página da internet (www.praec.ufla.br) os prazos, documentos e procedimentos necessários. Essa avaliação é feita pela Coordenadoria de Programas Sociais e utilizada para fornecer acesso aos estudantes ao alojamento da UFLA, subsídios de alimentação, bolsas-atividade e preços diferenciados em atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais. O estudante que deseja pleitear esses benefícios deve ficar aos prazos específicos a cada situação.

Para todos os pós-graduandos e estudantes de graduação que solicitam a avaliação pela primeira vez ou que já a solicitaram, mas não foram classificados como de baixa condição socioeconômica, a entrega de documentos e entrevista irá de 27 de fevereiro a 16 de março.

Já para os estudantes de graduação que já foram classificados e que querem renovar a avaliação socioeconômica ou solicitar uma nova para redução de pontuação, o prazo para entrega de documentos e entrevistas vai de 16 de abril a 4 de maio. Esse caso também é válido para estudantes que solicitarem renovação automática, no caso de previsão de formatura ao final do semestre letivo.

Bolsa-atividade

A inscrição dos estudantes interessados em concorrer à bolsa-atividade vai do dia 27 de fevereiro a 16 de março. O resultado será divulgado no segundo dia de abril, data em que as atividades serão iniciadas.

Para os já bolsistas, as atividades têm início em 27 de fevereiro. No dia 1º de março, haverá uma reunião para os bolsistas que querem mudar de Departamento ou Setor e que manifestaram esse interesse no relatório de avaliação semestral do 1º semestre letivo de 2011. De 27 de fevereiro até 2 de março, deve ser entregue o atestado de horas do segundo semestre de 2011.

Bolsa de auxílio-creche

Os estudantes dos cursos de graduação presenciais também podem requerer bolsa de auxílio creche. O questionário e os documentos para avaliação socioeconômica devem ser apresentados até o dia 20 (ou o primeiro dia útil imediatamente posterior) do mês precedente ao início da utilização dos serviços da creche. A divulgação dos resultado das avaliações e da seleção de bolsistas será no dia 25 do mês anterior ao início da utilização dos serviços (ou no primeiro dia útil imediatamente posterior).

Documentos para avaliação socioeconômica

O calendário com todas as datas está disponível no site da Praec, neste link: http://www.praec.ufla.br/coordenadorias/cps/calend22011.html.

Relação de documentos necessários (disponível aqui)

Formulário de reavaliação de processo (acesse aqui)

Pedido de renovação automática (veja aqui)

Mais informações na Coordenadoria de Programas Sociais, pelo telefone: (35) 3829-1582.