Professores da UFLA se organizam para a elaboração de questões do Enem

Cibele Aguiar

Na segunda-feira (13), reunião no Ministério da Educação (MEC), com a presença do ministro, Aloizio Mercadante, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, teve como pauta a parceria com as instituições públicas de ensino superior para a composição do Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne questões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições parceiras e já participa da elaboração e revisão de itens para o BNI.

Representando a UFLA, participaram da reunião a assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, professora Édila Vilela Resende von Pinho, e a diretora de Processos Seletivos, Maria Eugênia Alvarenga Oliveira. “Existe um esforço conjunto para que a meta de ampliar o Banco Nacional de Itens seja atingida e contribua para a eficiência do Enem, com especial importância das universidades federais neste processo”, avalia Édila.

A UFLA conta com uma equipe com cerca de 60 professores cadastrados e já capacitados para participarem do processo de elaboração e revisão de itens. Eles estão organizados para atender às quatro áreas de conhecimento do Enem: Matemática e suas tecnologias (Matemática e Estatística); Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira Moderna, Artes); Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia, História, Filosofia, Sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).

Segundo o cronograma do Inep, as instituições deverão realizar as oficinas para a elaboração de itens de 27 de fevereiro a 2 de março. Além de ampliar o BNI, a participação das universidades públicas tem como benefício a capacitação de professores em avaliações de larga escala.

Aprovados nas chamadas da Lista de Espera do Sisu e PAS têm até hoje (16) para a matrícula

Cibele Aguiar

Aprovados na terceira lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da quarta lista de espera do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) têm até esta quinta-feira (16) para realizar a matrícula nos cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A DRCA informa que os candidatos convocados deverão preencher e imprimir a ficha de cadastro disponível no site http://www.drca.ufla.br/ (Calouros – 1ª semestre de 2012 – Sisu), até esta data (16/2). Porém, a matrícula deverá ser realizada pessoalmente, no dia no dia 24/2, quando serão efetivadas as matrículas de todos os convocados em 1ª, 2ª e 3ª chamadas da lista de espera que tenham preenchido a ficha de cadastro.

Já o candidato selecionado pelo PAS deverá realizar a matrícula mediante o preenchimento e envio da ficha de cadastro disponível no site http://www.drca.ufla.br/ (PAS – Calouros – 2012) e documentos solicitados no Edital, via sedex, com postagem até o dia 17/2/12 ou entrega, em envelope fechado, no setor de atendimento da DRCA (Câmpus da UFLA) até esta quinta-feira (16).

Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato aprovado que não realizar sua matrícula no prazo estabelecido e não apresentar ou postar a documentação completa exigida.

A recepção dos calouros é obrigatória e será realizada para todos os ingressantes no dia 26 de fevereiro de 2012. Segundo disposto em resolução, o estudante que deixar de comparecer às atividades, sem ter a justificativa da ausência comunicada a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com prazo máximo até 28/2/2012, será desvinculado do curso e da Universidade.

No caso de existência de vagas não preenchidas, novas chamadas serão realizadas no período de 27 de fevereiro a 16 de março.

Informações sobre matrícula: (35) 3829-1507/ 3829-5107 ou http://www.drca.ufla.br/