Tropical Fusarium Workshop é realizado na UFLA

Cibele Aguiar

Estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores interessados nas modernas técnicas de estudo de fungos do gênero Fusarium estão reunidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a quarta edição do Tropical Fusarium Workshop, de 7 a 11 de fevereiro.  O evento é organizado pelo Departamento de Fitopatologia (DFP/UFLA), sob a coordenação do professor Ludwig H. Pfenning e apoio do Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit).

As primeiras edições do Tropical Fusarium Workshop foram realizadas em 2007 e 2008, na UFLA.  Em 2009, foi realizado em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, sob a coordenação do professor Cristiano Souza Lima, ex-aluno da UFLA e um dos idealizadores do evento. Para a edição 2012, Cristiano Lima será um dos nove palestrantes, juntamente com a professora Sofia Noemi Chulze (Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina), John Leslie (University of Wisconsin – EUA), Ralf Kristensen (University of Oslo – Noruega), José Aires Ventura (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural – Incaper), Dauri J. Tessmann (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Luis Roberto Batista (Departamento de Ciências dos Alimentos – DCA/UFLA) e do pós-doutorando Lucas de Abreu (DFP).

O workshop é oferecido no formato de um curso teórico-prático e tem como objetivo capacitar os participantes na identificação e

Organizadores do evento com o professor Ludwig

caracterização das principais espécies de Fusarium que ocorrem nos trópicos, além de atualizar os conhecimentos sobre os avanços da pesquisa na temática.

Um conjunto de atividades deixa a programação diversificada, com apresentações de palestrantes de instituições nacionais e internacionais, além de aulas práticas nos laboratórios de Morfologia, Biologia Molecular e Sistemática e Ecologia de Fungos. Durante o evento, os participantes deverão trocar experiências sobre temas como caracterização morfológica, análise da filogenia molecular, marcadores moleculares, detecção e diagnose molecular, técnicas de cultivo e preservação, análise de grupos de compatibilidade vegetativa (VCG), conceitos de espécie, genética de populações, mating types e cruzamentos, micotoxinas e patologias humanas.