Reitor e vice-reitor da UFLA participam de reunião com governador: 70 milhões em recursos para a pesquisa no Estado

Cibele Aguiar

Nessa terça-feira (17), o governador Antonio Anastasia anunciou a liberação de R$ 70 milhões para financiamento de pesquisa voltada para a educação básica, bolsas de pós-doutorado, cursos de pós-graduação em universidades sediadas em Minas Gerais e compra de equipamentos para pesquisa. Participaram da reunião, realizada no Palácio Tiradentes, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o vice-reitor, professore José Roberto Soares Scolforo.

Do total dos recursos destinados, R$ 24 milhões são do Governo de Minas, repassados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e R$ 46 milhões pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Os editais para a seleção serão lançados em março. Serão destinados 36 milhões para bolsas de pós-doutorado, 21 milhões para apoiar Programas de Pós-Graduação com conceitos 5, 6 e 7 na Capes, 10 milhões para pesquisa na Educação Básica e 3 milhões para a compra de equipamentos.

O anúncio do recurso representa a continuidade da parceria entre Fapemig e Capes que, na primeira fase, contou com um investimento de 10 milhões.  De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, os bons resultados alcançados estimularam a instituição a renovar e ampliar as ações conjuntas com a Fapemig. O investimento visa a elevar o padrão de excelência dos cursos de pós-graduação em Minas, para que se tornem referência no país e também a promover a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior do Estado. Além disso, objetiva melhorar as atividades de ensino e a formação de professores da rede pública estadual.

O governador Anastasia destacou que o investimento em pesquisa e educação tem por meta acelerar o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Estado. “Em Minas Gerais temos buscado transformar essas pesquisas também em utilidades e desenvolvimento para nossa sociedade naqueles nichos onde isso é possível, transformando-as em patentes, em empregos e geração de riqueza, em um esforço continuado. Tenho certeza de que cada real investido em ciência e tecnologia são vários reais que vamos gerar, no futuro, em desenvolvimento para o Estado”, disse o governador.

Clique aqui para acessar quadro sobre destinação dos recursos

Com informações da Agência Minas – Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG