FAPEMIG apoiará Programas de Educação Tutorial

Financiar projetos temáticos de Programas de Educação Tutorial (PET) que envolvam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribuam na resolução de problemas sociais. Este é o principal objetivo do mais novo edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O Edital “Programas de Educação Tutorial (PET)” da Fapemig funcionará como um recurso extra, destinando R$ 500 mil para os grupos mineiros inseridos no Programa.

O PET é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), financiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O novo edital da FAPEMIG é uma iniciativa inédita que vai oferecer um custeio adicional de até R$ 15 mil a cada grupo aprovado com o objetivo de fortalecê-los. “Com o lançamento do Edital, a Fapemig busca contribuir para a elevação do nível de qualificação dos estudantes de graduação, com foco na multidisciplinaridade e na formação de lideranças e ainda estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade”, pontua Mario Neto Borges, presidente da Fapemig.

Sobre o Edital

São consideradas elegíveis as propostas que atendam a alguns requisitos. A Instituição Proponente, por exemplo, deve estar sediada em Minas Gerais; se comprometer a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo para o desenvolvimento do projeto proposto; possuir experiência em educação tutorial; O coordenador do Grupo PET  deve ter vínculo com a Proponente, e com um programa de educação tutorial; ter produção científica ou tecnológica relevante nos últimos  três  anos, na área específica do projeto, entre outras atribuições. A Proposta  deve estar claramente caracterizada como Projetos de Educação Tutorial; Prever a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e ser originária de Grupo PET aprovado e vinculado à Sesu/MEC. Clique aqui e acesse o Edital.

As propostas serão recebidas até o dia 15 de maio. Elas devem ser submetidas eletronicamente, por meio do sistema AgilFAP (http://agilfap.fapemig.br/). Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapemig