TV Universitária divulga reportagem histórica sobre o DAG – Vale a pena conferir

Cibele Aguiar

No início do mês, professores e técnicos administrativos do Departamento de Agricultura (DAG) estiveram reunidos no Centro de Integração Universitária (Ciuni), para a celebração da 500ª reunião do Departamento, com pauta festiva. A mesa de honra foi composta pelo chefe do DAG, professor Gabriel José de Carvalho, pela secretária Simone Santos Dias e pelos professores Fábio Pereira Cartaxo (diretor da ESAL no período 1971 a 1975) e João Márcio de Carvalho Rios (diretor da Esal no período 1979 a 1983), que redigiu a ata de fundação do Departamento, em janeiro de 1966.

O professor Gabriel Carvalho conduziu os convidados a um resgate histórico do Departamento, instalado inicialmente no salão nobre da Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL, tendo como primeiro chefe o professor Tancredo Paranaguá; subchefe o professor Marcelo Oto Penido; e como secretário o professor João Márcio Rios. Em 1970, a sede do DAG foi transferida para o câmpus novo.  

Na linha do tempo, o DAG foi pioneiro em lançar, em 1975, o primeiro programa de pós-graduação, com o mestrado em Fitotecnia e, em 1989, a fundação do doutorado. Hoje, já são 692 dissertações e 288 teses defendidas, além da formação de milhares de profissionais e da geração de informações que contribuem para o fortalecimento do setor agrícola. Atualmente, o DAG concentra 1100 estudantes de graduação e pós-graduação, 38 docentes, 24 técnicos administrativos e 10 servidores terceirizados, sendo responsável por 44% das matrículas em cursos de Ciências Agrárias na Universidade. 

Assista à Reportagem da TV Universitária – Imagem Jesus Rafael, reportagem Lisa Fávaro

[vsw id=”fi3Z0aMda-Q” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]