Divulgado IGC/MEC 2010: UFLA é a 1ª de Minas e a 2ª do país

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi considerada a melhor universidade federal do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A UFLA recebeu a maior pontuação entre as universidades de Minas Gerais e a segunda colocação entre 218 universidades do Brasil.

A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo foram avaliadas 2176 instituições de ensino públicas e privadas.

De acordo com o Reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, vários fatores contribuíram para esta conquista, cada um deles com uma parcela do mérito alcançado. “Eu destaco a seriedade do trabalho, a competência e a dedicação de nossos professores e técnicos administrativos, envolvidos no ensino de graduação e de pós-graduação; a UFLA dispõe de recursos humanos altamente qualificados e comprometidos com a qualidade da educação superior em todos os níveis. Destaco ainda o excelente nível dos estudantes de graduação e de pós-graduação, pois eles são também avaliados pelo Inep, juntamente com a instituição. São estudantes universitários muito bem selecionados e que se dedicam com muita garra e determinação durante a formação profissional, empreendedora e cidadã que é proporcionada pela UFLA”.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o índice geral da graduação da UFLA teve um desempenho 3,6% superior quando comparado ao IGC/MEC 2009. Ele ressalta que esse salto na qualidade é decorrente de uma série de fatores, em especial, a qualificação docente, a integração entre ensino e pesquisa e o forte investimento em infraestrutura.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito, essa colocação no IGC reflete o sucesso de uma centenária instituição que soube, ao longo de sua história, aproveitar o talento, a competência e a dedicação de servidores públicos técnicos e docentes, discentes de graduação e pós-graduação comprometidos com a missão de ensinar e aprender. O índice revela, entre outras especificidades, a qualidade  de ensino de graduação e pós-graduação que tem sido construída em estreita relação com a pesquisa e extensão.

O IGC

O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice é elaborado com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da  instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

Entre as universidades, pela ordem, estão: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida das universidades federais de Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Triângulo Mineiro (UFTM) e Itajubá (Unifei). Todas elas tiveram a faixa 5, considerada a nota máxima pela avaliação do MEC.

Veja o ranking das 100 universidades com maior IGC contínuo