Cerimonial orienta formandos de 2011

Cibele Aguiar

Os formandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), segundo semestre de 2011, devem ficar atentos ao cronograma estabelecido pela Coordenadoria de Cerimonial para a realização da Colação de Grau, que será realizada no dia 27 de janeiro. Receberão o diploma os formandos de 13 cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Educação Física, Administração, Ciências Biológicas, Química, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal.

O ensaio geral, com presença obrigatória, será no dia 23 de janeiro. Neste mesmo dia, será entregue a beca a cada formando, sendo requisito para a participação na formatura. Caso o formando não esteja em Lavras, poderá solicitar que outra pessoa retire sua beca, desde que o nome do formando esteja na lista.

A Coordenadoria de Cerimonial comunica que somente poderá colar grau quem integralizou o curso, não havendo na Universidade a colação de grau simbólica.

Cronograma formatura:

23/01(segunda) – ENSAIO GERAL OBRIGATÓRIO (local: ginásio da UFLA)

14h: turma1- Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Educação Física, Ciências Biológicas, Química, Engenharia de Alimentos

15h: turma2- Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal e Administração

16h às 18h- ENTREGA DE BECAS- obrigatório (local: ginásio da UFLA)

27/01(sexta)

15h: COLAÇÃO DE GRAU- turma 1: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Educação Física, Ciências Biológicas, Química, Engenharia de Alimentos/ local: Ginásio Poliesportivo

19h: COLAÇÃO DE GRAU- turma 2: Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Administração /  local: Ginásio Poliesportivo

28/01(sábado)

9h- MISSA (Local: Igreja Matriz de Sant’ana)

14h- CULTO ECUMÊNICO (Local: Capela Ecumênica da UFLA)

Informações: Coordenadoria de Cerimonial- 3829-1861

Consea Júnior realiza projeto social sobre reciclagem

Cibele Aguiar

Os estudantes que participam da Consea Júnior, empresa júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de consultoria em alimentos, realizaram na sexta-feira (18) o projeto social “Reciclando ideias”, na Escola Estadual Cristiano de Souza, com o tema reciclagem.

O projeto contou com quatro oficinas, com o intuito de conscientizar as crianças sobre a destinação correta do lixo. Os alunos do 1° e 2° ano participaram de uma gincana de separação do lixo reciclável, elaboração de cartazes e fabricação de brinquedos.  A visita teve ainda a degustação de brigadeiro de casca de banana e patê de talos, que normalmente não são aproveitados na culinária cotidiana.

A atividade de extensão é uma forma de a Consea Júnior agregar valor à formação de graduandos do Departamento de Ciência dos Alimentos, que estão à frente de uma empresa de consultoria que faz a ponte entre o conhecimento científico e situações reais de demandas do mercado. As empresas juniores oferecem aos participantes a oportunidade de vivenciar situações que enfrentarão ao saírem da Universidade, com o diferencial de estarem em uma universidade reconhecida, com a orientação de professores qualificados e infraestrutura adequada.

Veja as fotos

Vôlei masculino da UFLA é campeão em Luminárias; feminino conquista a prata

A UFLA participou da I Olimpíada da República em Luminárias (MG), ocorrida entre os dias 11 e 20 de novembro. Na competição foram disputadas as modalidades vôlei e futsal, e a UFLA foi representada pelas seleções masculina e feminina em ambas.

A seleção masculina de vôlei da UFLA conquistou a medalha de ouro, apesar do favoritismo da adversária finalista, a seleção de Conceição do Rio Verde. A partida final foi empolgante: a UFLA iniciou o primeiro set perdendo, mas reverteu o placar e fechou com a parcial de 25 a 22. Mas Conceição do Rio Verde demonstrou sua força, fechando o segundo set em 20 a 25. No terceiro set, de desempate, a UFLA perdia por 10 a 14, estando a um ponto de perder o ouro. Mas o time reagiu de forma surpreendente e abriu dois pontos de vantagem, fechando a partida – e o campeonato – com a parcial de 18 a 16.

O treinador das equipes de vôlei da UFLA, o atleta Helton Pereira, destacou que “Essa vitória representa um novo passo dado na modalidade. Sabíamos que os resultados viriam com o tempo e agora é trabalhar mais ainda para a evolução das equipes”, animou-se.

Já o vôlei feminino da UFLA chegou à final e enfrentou o time de Itumirim (MG). Apresentando um grande nível técnico, as atletas da universidade venceram o primeiro set. Mas no segundo, houve queda de rendimento da equipe, levando à derrota e ao set de desempate. Mesmo voltando a apresentar um bom rendimento, o time não resistiu à regularidade do adversário e ficou com a prata.

No futsal, tanto a seleção masculina quanto a feminina foram eliminadas na fase de classificação. A I Olimpíada da República de Luminárias foi uma iniciativa da Prefeitura de Luminárias, por meio do Departamento Municipal de Esportes. Estima-se que 900 atletas, de 23 cidades, tenham participado da competição.

A participação da universidade se deu por meio da Associação Acadêmica de Esportes (Leufla). Saiba mais em: www.leufla.ufla.br.