Campanha para escolha de reitor e vice-reitor tem início

Começou no dia 1º de novembro o período de campanha dos candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Esse período se encerrará no dia 26 e a comunidade acadêmica irá escolher os novos dirigentes no dia 29 de novembro.

Duas chapas foram homologadas para o pleito. A chapa 1, nomeada “Participação e Equilíbrio na Diversidade”, é composta pelos candidatos José Tarcísio Lima (reitor) e Maria das Graças Paula (vice-reitora). A chapa 2, nomeada “Unir, Valorizar e Avançar”, é composta pelos candidatos José Roberto Soares Scolforo (reitor) e Édila Vilela de Resende von Pinho (vice-reitora).

As propostas e planos de trabalho das chapas, bem como as regras e demais documentos que nortearão a consulta à comunidade universitária serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.ufla.br/eleicoes2011/.

Estudante é classificado em quarto lugar em competição internacional de TI

O estudante do 7º período de Ciência da Computação da UFLA Vicente De Luca ficou bem classificado em uma importante competição da área de Tecnologia de Informação (TI): ele foi o quarto lugar brasileiro no NetRiders 2011, torneio que mensurou o conhecimento dos participantes em variados assuntos de redes de computadores e TI.

A competição teve sua etapa final em 25 de outubro. Os concorrentes tiveram que resolver um teste on-line com 100 questões teóricas e 25 questões práticas em um período pré-determinado e local autorizado pela organização. Os conhecimentos abordados foram sobre certificação CCNA, certificação de nível internacional que atesta o conhecimento do portador a respeito de redes de computadores e protocolos de internet.

Vicente ressaltou que a participação no torneio “foi uma experiência única, motivadora e fantástica”. Após o resultado, Vicente recebeu uma ligação da direção do “Registro.BR” e um convite para proferir uma apresentação no próximo Fórum Brasileiro de Integradores de IPv6 (versão atual do protocolo de internet).

A competição NetRiders é realizada pela Cisco, empresa multinacional de soluções em redes e comunicações. O torneio é disputado internacionalmente e, segundo a organização, tem o objetivo de descobrir talentos e motivar os participantes a avançarem em suas carreiras, dando-lhes mais visibilidade no mercado de trabalho.

Palestra

O estudante Vicente De Luca vai proferir uma palestra sobre o protocolo IPv6 na UFLA. O evento será no dia 11 de novembro, às 9 horas, na sala de seminários 2 do Departamento de Ciência da Computação.

Hoje tem eleição para representantes da Cista na UFLA

Cibele Aguiar

Acontece hoje, 1º de novembro, das 8 às 17 horas, na Cantina Central da UFLA, a eleição para representantes em cinco funções designadas pela Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Cista/UFLA). Têm direito ao voto todos os servidores técnico-administrativos do quadro permanente da Universidade.
A Cista é um órgão de assessoramento da Reitoria, regida pelo § 3º do artigo 22 da Lei nº 11.091, de 12/1/2005 e pela Portaria nº 2.519, de 15 de julho de 2005, do Ministério da Educação (MEC). É responsável por acompanhar, assessorar e avaliar a execução da política de gestão do pessoal técnico-administrativo da UFLA, integrante do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – (PCCTAE), regido pela Lei nº 11.091, de 12/1/2005, e suas regulamentações.

Veja a lista dos candidatos:

• Filipe Carvalho Silva / DGTI
  • Inaldo Nascimento Conceição / Arquivo Central
  • Izonel Custódio Neto / DADP
  • João Donizette Moreira / RU – PRAEC
  • Pauline Freire Pimenta / Cerimonial
  • Tales Márcio de Oliveira Giarola / DCA

Especialização em Educação Ambiental realiza encontro presencial na UFLA

Cursistas da Especialização em Educação Ambiental estarão na UFLA neste sábado (5). Nesse dia, eles participarão de um encontro presencial do curso na Nave 2. Palestras, atividades culturais e encontro dos participantes com os orientadores de tese de conclusão de curso são as atividades previstas do evento, que tem início às 8 horas.

Os estudantes vêm de quatro polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Boa Esperança, Formiga, Ilicínea e Jaboticatubas. Este é o primeiro encontro presencial que a turma realiza em Lavras.

O curso, oferecido na modalidade a distância por meio do sistema da UAB, tem o objetivo de ampliar a compreensão de professores e profissionais da educação sobre temas da educação ambiental. Os cursistas se tornarão aptos a introduzir esses conhecimentos na prática pedagógica, por meio de projetos ambientais que levem em conta as características regionais das escolas e especificidades dos alunos. A especialização em Educação Ambiental tem duração de um ano e oito meses.