Prodesa realiza primeiro encontro na UFLA

Médicos veterinários de todo o Brasil, vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visitam a UFLA entre os dias 19 e 24 de setembro. Durante a semana, eles participam do encontro presencial da pós-graduação lato sensu em Defesa Sanitária Animal. Esta é a primeira turma de 2011, composta por 75 alunos, e realiza seu primeiro encontro presencial. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no Anfiteatro da Faepe/UFLA.

A pós-graduação em Defesa Sanitária Animal pretende especializar agentes públicos para identificação e diagnóstico de doenças e epidemias em animais de produção, contribuindo com a melhoria da pecuária brasileira. É ministrada a distância, com duração de 420 horas, por no mínimo um ano.

O curso é vinculado ao Programa UFLA de Treinamento em Defesa Sanitária Animal (Prodesa), que busca atualizar e aperfeiçoar profissionais da área. O programa é coordenado pela professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, do Departamento de Medicina Veterinária, e financiado pelo CNPq e MAPA. Além da pós-graduação, o Prodesa contempla três cursos de curta duração sobre epidemiologia e diagnóstico das doenças em animais.

A professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, coordenadora do Prodesa e do curso de pós-graduação, destacou aos cursistas a importância do tema: “médicos veterinários têm que ser capazes de monitorar e controlar os riscos de doenças e epidemias, garantindo, assim, a saúde do animal e, consequentemente, a qualidade da alimentação”, afirmou.

Além da professora Christiane Barcellos, integraram a mesa de honra do encontro o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Mozar José de Brito, o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professor Raimundo Vicente de Sousa e o fiscal federal sanitário José Barros Cavalcanti Neto, do Departamento de Saúde Animal (Coordenação de Combate a Doenças do MAPA).