Clássicos dos anos 80 marcam programação cultural desta terça-feira (13) – Amanhã tem teatro

Cibele Aguiar

Em sua sexta edição, as atividades culturais estão dando um tom especial ao Congresso de Extensão da Universidade Federal de Lavras (Conex), que objetiva divulgar os conhecimentos gerados na universidade e disseminar tecnologias já disponíveis para a sociedade. Além de minicursos e palestras, a programação inclui atividades culturais, todos os dias, às 12 horas. Os eventos são uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Nessa terça-feira (13) houve a apresentação da Banda Pacman Clássicos Oitentistas, composta pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) André Vital Saúde e mais três estudantes da UFLA (Diogo – bateria, vocais/curso de Sistemas de Informação; Maria Juanna – contra-baixo/curso de Física; Carolina – teclado/ curso de Biologia e Glasiana – violão/ ex-aluna do curso de Ciência da Computação). A proposta é trazer para as novas gerações os clássicos do synth pop oitentista que marcaram a vida de uma geração que cultivava a boa música. De forma descontraída, a Pacman proporcionou momentos de pura nostalgia, fazendo com que os presentes relembrassem momentos marcantes de suas vidas.

Nesta quarta-feira (14) haverá a apresentação do Grupo Universitário de Teatro (UFLA), no Anfiteatro da Biblioteca Universitária, às 12 horas.

Programação:

14/9 – Grupo Universitário de Teatro – (Anfiteatro da Biblioteca Universitária)

15/9 – Breno e Procópio

16/9 – Quarteto de Cordas

II Dia de Campo de Fruticultura aborda cultivo de pequenos frutos vermelhos

Cibele Aguiar

Como parte da programação do VI Congresso de Extensão da UFLA (Conex), será realizado nesta quarta-feira (14), o II Dia de Campo de Fruticultura. O evento, organizado pelo professor do Departamento de Agricultura (DAG) Rafael Pio, será dividido em duas etapas: teórica e prática. O evento terá início às 8 horas, no anfiteatro do DAG.

Pela manhã, haverá a apresentação de palestras sobre o cultivo de morango, amora-preta, framboesa, mirtilo, physalis, além da inserção desses frutos no agroturismo e aspectos relacionados à comercialização e exportação. Já na segunda etapa, que ocorrerá na parte da tarde, haverá uma dinâmica de campo no pomar da UFLA, envolvendo as técnicas de manejo cultural para o cultivo de amoras e framboesas no Sul de Minas.

Informações: (35) 3829-1007 rafaelpio@dag.ufla.br

TV Universitária registra o encerramento da semana de aniversário da UFLA

Mateus Lima e Cibele Aguiar

No domingo (11) um Culto Ecumênico marcou o encerramento das festividades em celebração aos 103 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a participação de diferentes representações religiosas. A semana de comemoração, de 5 a 11, teve início e se encerrou com uma ação de graças, além de uma intensa programação de inaugurações, homenagens e confraternizações. O Culto reuniu representantes do Instituto Presbiteriano Gammon, Paróquia Santana e Comunidade Espírita de Lavras, contando com a organização de Diego Nascimento. O Coral Vozes do Campus enriqueceu o evento interpretando hinos religiosos.

Em sua 8ª edição como reitor da UFLA, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes agradeceu o empenho e a participação de todos. “Esta semana teve um significado especial. É minha 8ª semana como reitor, a última do meu segundo mandato. Em 2012, estaremos aqui comemorando os 104 anos da UFLA, não mais no comando da Instituição, mas como um soldado da Universidade, trabalhando e dando minha contribuição para dar seguimento à construção desta rica história de nossa Instituição”, ressaltou.

Veja a reportagem da TV Universitária (Texto Lisa Fávaro – Imagens Jayme Rodrigo)

[vsw id=”NRue9Gpcbj0″ source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

Jantar do Ex-Aluno promove integração entre turmas de diferentes gerações – Veja galeria de fotos

Voltar para rever os amigos do período universitário, esta é a proposta do Jantar do Ex-Aluno, que reuniu no sábado (10), no Ginásio Poliesportivo da UFLA, cerca de 700 pessoas. O tradicional Jantar do Ex-Aluno foi um dos destaques da semana em que se comemorou 103 anos de existência da Instituição. A confraternização foi especial para as turmas que comemoraram o Jubileu de Ouro e Prata, mas reuniu também muitas outras turmas em uma festa marcada pelas lembranças e pela alegria de rever os amigos.

Em nome da UFLA, o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes recebeu um telegrama especial. Após 60 anos de formados e 59 anos tendo participado das comemorações de aniversário da Instituição, o casal João e Arlete Camargo não puderam participar da cerimônia de confraternização dos ex-alunos, em virtude do casamento da primeira neta. Na oportunidade, desejaram uma brilhante comemoração e se prontificaram a comparecer em 2012, quando completarão 61 anos de formados. “Estaremos firmes em nossa festa”, finalizaram, demostrando a emoção que caracteriza as comemorações de aniversário e o tradicional encontro de ex-alunos.

Veja a galeria de fotos

Cinema Com Vida apresenta “A Fonte da Donzela” nesta quarta-feira (14)

Nesta quarta, 14 de setembro, o Grupo Cinema Com Vida exibe e debate o filme A fonte da Donzela, produzido pelo Mestre da 7ª Arte Ingmar Bergman. Idealizado a partir de uma lenda sueca da Idade Média, este é um dos mais acessíveis filmes realizados pelo mestre Ingmar Bergman. Na Suécia, século XIV, a população oscilava entre o cristianismo e o paganismo. Tore e sua mulher Mareta formam um casal que tem uma propriedade rural. Cristãos fervorosos incumbem sua filha única, Karin, uma bela adolescente virgem, de quinze anos, de levar velas à igreja do vilarejo próximo e acendê-las em louvor à Virgem Maria. Do caminho pela floresta até o desfecho deste drama, aquele que assiste A fonte da Donzela experimenta os mais fortes sentimentos, se vê impelido a digerí-los e a refleti-los criticamente.

Título original: Jungfrukällan
Ano: 1960