Estudantes da UFLA formam Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café

Cibele Aguiar

Seguindo a tradição de excelência nos estudos em cafeicultura, estudantes da Universidade Federal de Lavras acabam de formalizar a criação do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (PósCafé), vinculado ao Departamento de Engenharia (DEG) e que terá o professor Flávio Meira Borém como tutor.

O PósCafé visa a congregar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados em pós-colheita do café, tendo por finalidade o desenvolvimento de  atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas com a pós-colheita do café. Dentre os objetivos, buscam promover eventos para que os conhecimentos gerados nesta área cheguem efetivamente ao setor produtivo.

O Núcleo já reúne 20 associados, incluindo estudantes de graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola, além de pós-graduandos em Engenharia Agrícola, Ciências dos Alimentos e Fisiologia Vegetal. Para o primeiro mandato, o PósCafé terá como presidente o mestrando de Engenharia, Diego Egídio Ribeiro e o doutorando José Henrique da Silva Taveira como vice presidente.

Uma das primeiras ações do Núcleo foi a participação no VII Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil, realizado em Araxá. Os estudantes organizaram uma prova sensorial de cafés de diferentes origens no estande da UFLA, que recebeu a visita e a degustação do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (foto).  Os estudantes também participaram como monitores do minicurso Noções Gerais de Classificação e Degustação de Café, ministrado pelo professor Borém, no mesmo evento.

REFERÊNCIA – A UFLA conta com o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – CEPECAFÉ, responsável por um arrojado programa de pesquisa, com mais de 100 professores e pesquisadores de diferentes departamentos, atuando em diversas áreas do conhecimento. Desde 1994, estudantes de diferentes áreas se reúnem e desenvolvem ações no Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf).