Noite de homenagens na programação da Semana Esaliana

Cibele Aguiar 

Noite de emoção na entrega de títulos acadêmicos de “Mérito Universitário”, nessa segunda-feira (5), no Salão de Convenções, como parte da programação que celebra os 103 anos de existência da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Sessão Solene dos Conselhos Superiores da UFLA prestou homenagem ao professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Nilton Curi; ao técnico-administrativo, Paulo César da Silva e ao técnico-administrativo aposentado, Geraldo Silvério Ferreira (Sr. Geraldinho).

Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, parabenizou e destacou a dedicação dos homenageados. Lembrou que a honraria Mérito Universitário vem sendo outorgada desde 2006, como homenagem a professores em atividade e a técnicos em atividade e que já tenham se aposentado. Na oportunidade, fez um balanço social de sua gestão, com ênfase especial à valorização do capital humano da Universidade. Destacou que a expansão do câmpus é um bem tangível que pode ser visto em mais de 80 obras, mas que a capacitação, qualificação e ampliação do quadro docente e de servidores também foram ações prioritárias nos últimos anos.

Nilton Cury – Engenheiro agrônomo formado pela ESAL, turma de 1972, o professor Nilton Cury tem 37 anos de dedicação à Universidade. Professor reconhecido internacionalmente em sua área de atuação (Pedologia) é querido também entre seus pares. Em seu discurso de agradecimento, destacou a força e a importância do DCS, departamento que o acolheu, ressaltando-o como “inesgotável fonte de recursos humanos”, tendo como maior diferencial a integração e cooperação entre seus membros. “Estas condições simples devem ser valorizadas por nós e por aqueles que virão”, reforçou.

Paulo César (Paulo Cuíca) – Ingressou na ESAL como servidor terceirizado em 1977, assumindo em 1979 o cargo de Artífice de Carpintaria e Marcenaria. Em 1988, por meio de ascensão funcional, tornou-se assistente em administração e, em 1990, tornou-se técnico em Móveis e Esquadrias. É chefe do Setor de Marcenaria da Prefeitura do Câmpus, sendo responsável, com o apoio de sua equipe, pelo atendimento e manutenção dos serviços de marcenaria nos departamentos e setores diversos da Universidade. Em seu discurso de agradecimento, compartilhou a homenagem com a equipe de trabalho. 

Geraldo Ferreira (Sr. Geraldinho) Chamado carinhosamente pelos estudantes de “companheirinho”, o Sr. Geraldinho é recordista em homenagens recebidas dos estudantes de graduação da UFLA por ocasião das solenidades de formatura. Ingressou na ESAL como trabalhador de campo em 1972, lotado no Departamento de Ciências Florestais. Aposentou-se em 1997, após 25 anos de serviços prestados à ESAL/UFLA, passando a se dedicar à Universidade como servidor terceirizado (auxiliar de agropecuária). “Fico muito feliz de estar recebendo esta homenagem, e agradeço o apoio que sempre recebi aqui na UFLA”, finalizou emocionado.

Confira as fotos