Valorização da comunidade acadêmica da UFLA marca início da “Semana Esaliana”

Cibele Aguiar

Na manhã desta segunda-feira (5), a inauguração do Prédio da Reitoria marcou o início da programação que celebra os 103 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), federalizada em 1963 e criada em 1908,como Escola Agrícola de Lavras e, posteriormente, Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Como símbolo desta construção, também foram inaugurados, no hall de entrada do prédio, dois painéis que trazem a foto de cada um dos 666 professores e 683 servidores que compõem esta comunidade chamada UFLA ou que já serviram à Instituição.

Os painéis, construídos na forma de mosaicos, deram um clima de saudosismo à cerimônia, sendo que as fotos utilizadas são as mesmas utilizadas no momento da posse, o que representa um resgate histórico de gerações de profissionais que se dedicam e que já se dedicaram à Universidade.

Representa o reconhecimento de que o capital humano é o grande diferencial que faz com que a Universidade obtenha os melhores resultados em diferentes processos de avaliação a que é submetida. Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, fez um resgate das obras e reformas realizadas nos últimos anos, bem como os projetos para os próximos anos, como o Centro de Referência em Extensão Universitária, esperado centro de eventos que será referência para toda a região.

“As construções permitem a expansão do câmpus, a tecnologia melhora os processos, mas são as pessoas que se dedicam diariamente à instituição que fazem realmente a diferença”, ressalta o reitor Antônio Nazareno. “Espero que os próximos dirigentes mantenham a tradição de atualizar os painéis”, completou.

A construção do Prédio teve início em março de 2010, para abrigar a Diretoria Executiva (Reitoria, Vice-Reitoria e Chefia de Gabinete), além de assessorias especiais, secretarias, a Coordenadoria de Cerimonial e a Assessoria de Comunicação (Ascom), reponsável pelo Portal UFLA (internet), Jornal UFLA e outras publicações institucionais. O prédio também abriga o Salão dos Conselhos, onde são realizadas as reuniões do Cuni, Cepe e Conselho de Curadores.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade acadêmica, com a apresentação da Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar. Após a inauguração, houve uma Missa de Ação de Graças pelos 103 anos da Universidade, celebrada na Capela Ecumênica, pelo padre Elígio, com o apoio das Universidades Renovadas, representadas pelos grupos de oração universitário da UFLA – Luz das Nações, Magnificat e Renascer.

Veja a programação desta terça-feira (6). http://ufla.br/103anos/

Assista à Repostagem da TV Universitária [vsw id=”zGeuXe9rteA” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]