UFLA expande processo de internacionalização com Universidade de Illinois

Na semana passada (8 a 15 de agosto), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu mais um passo no processo de internacionalização, com a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Universidade de Illinois, nos EUA. O acordo prevê o intercâmbio de atividades e programas na área do ensino, pesquisa e extensão, mais diretamente com a Faculdade de Ciências Agrícolas, de Consumo e de Meio Ambiente, em seu Campus Urbana-Champaign.

A missão foi composta pelo reitor da UFLA, professor Antonio Nazareno Guimarães Mendes; pelo diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun Junior; pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação, Alcides Moino Junior; pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo Resende Junior e pelo coordenador científico do convênio, professor Renato Paiva.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun, existe uma grande expectativa com a parceria, permitindo que a UFLA avance o processo de internacionalização com universidades de referência. A Universidade de Illinois foi recentemente ranqueada como a 33ª melhor Universidade do mundo.

A ideia é que estudantes de pós-graduação possam desenvolver suas atividades de doutorado sanduíche e, para os estudantes de graduação, está em fase final de discussão uma proposta de estágio acadêmico de curta duração, para que possam ter a experiência internacional. O acordo também prevê que estudantes americanos possam vir à UFLA desenvolver atividades de ensino e pesquisa.

“Este acordo vem ao encontro do objetivo central do programa Ciência sem Fronteiras, recentemente lançado pelo Governo Federal, que visa a proporcionar um incremento do número de estudantes com experiência internacional em centro de excelência. Com o intercâmbio de docentes, teremos condições de ingressar em projetos de pesquisas de excelente qualidade, visto as condições de infraestrutura que a Universidade de Illinois pode oferecer”, considera Chalfun.

Dentre as atividades previstas no acordo, destaca-se o intercâmbio de docentes e discentes para atividades educacionais, culturais e de pesquisas; intercâmbio de docentes e discentes de pós-graduação para pesquisas, palestras e debates; participação em seminários e encontros acadêmicos; intercâmbio de materiais acadêmicos, publicações e outras informações, além de programas acadêmicos especiais de curta duração.