“Cinema com vida” reinicia apresentações com Ingmar Bergman

Nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 14h, o Grupo de Estudos Cinema Com Vida reinicia as atividades da Mostra de Cinema  “ Mestres da 7ª Arte” com um seminário de abertura dos trabalhos deste semestre, intitulado “Ingmar Bergman: imagens”. Mestre na arte cinematográfica, Bergman foi produtor de uma vasta obra, iniciando seu percurso em 1945 e encerrando-o em 2003. O Seminário “Ingmar Bergman: imagens” será ministrado pelos estudantes Kleber Lino, Thalles Martins, pelo bolsista José Mello e pela professora do Departamento de Educação (DED), Luciana Azevedo.

De acordo com o grupo, a escolha de seis filmes dentro de um repertório tão vasto e tão encantador não foi fácil. Apesar da dificuldade, o maior prazer foi e vem sendo conhecer a potencialidade educativa de suas obras. Com elas, o Grupo Cinema Com Vida espera alcançar pessoas que já ouviram falar de Bergman, que já conhecem suas obras e, sobretudo, pessoas que o desconhecem, mas almejam ampliar seu espectro de formação, com especial atenção àqueles que se dedicam ou se dedicarão à docência, que necessitam dominar os conhecimentos de suas áreas específicas, mas, antes e acima de tudo, precisam afinar a sensibilidade e o pensar crítico para lidar com a realidade complexa dos dias atuais, movimentados cada vez mais pelo referencial tecnológico. Nesse sentido, Bergman convida a imergir na ambiguidade das relações sociais e humanas e, a partir de sua percepção, desenvolver novos olhares e pensamentos sobre a pessoa humana e seu devir.